Sonata Arctica: levando um pedaço da Finlândia para a Zona Leste de São Paulo
Finalmente no dia 28 de fevereiro recebemos o Sonata Arctica na Zona Leste de São Paulo, a turnê latino-americana promocional do álbum ”Pariah’s Child” propôs ao Sonata o desafio de tocar em muitos lugares do Brasil que poucas bandas tem a oportunidade de tocar, e o Aquarius Bar foi um desses locais que recebeu fãs em peso. Estavam todos extremamente ansiosos pela performances dos finalandeses Tony Kakko (vocal), Elias Viljanen (guitarrista), Pasi Kauppinen (baixo), Henrik Klingenberg (teclado) e Tommy Portimo (bateria).

Mais ou menos às 22h o show começa, com muita emoção em ”The Wolves Die Young” do último álbum ”Pariah’s Child” que dá vida a essa turnê. Marcaram presença também ”What Did You Do in the War, Dad?”, ”Blood”, e ”Love” do mesmo álbum. A balada ”Letter to Dana” foi cantada com um coro de fãs, alguns entre soluços. A música do álbum ”Ecliptica” fez o vocalista, em sua performance, parar sua agitação no palco e sentar-se ao lado da bateria, para acompanhar com calma o sentimento que o público estava transmitindo, e quando se levanta chega bem perto do público para o refrão ”Dana, Dana, Dana”. Simplesmente, emocionante.

”Fullmoon” estava entre as favoritas do público todos cantaram a introdução com o mesmo ânimo do começo do show. Os solos do teclado e guitarra também são ”cantados” com emoção, e podia-se ouvir os gritos frenéticos muito alto. Após ”Fullmoon” a banda se prepara para o encore do show, que leva apenas três músicas, entre elas ”Losing My Insanity”, cover da também finlandesa Ari Koivunen.

Porém é óbvio que ”Replica” e ”Don’t Say a Word” enlouqueceram o público. A agitação era constante, público e banda tiveram um contato ensurdecedor durante todo o show. Performance impecável, traçada por músicos que desempenharam seu papel com muita simpatia, principalmente o vocalista Tony Kakko, que sorria o tempo todo.

Ao terminar o show fãs se abraçaram, a banda se abraçou e o sentimento era, com certeza, de saudade e esperança de que mais vezes o Sonata Arctica venha pra a América do Sul e dê uma passada pelo Brasil, sempre com um material de qualidade, tanto o álbum quanto o show.
Por: Yasmin Amaral // Fotos: Matheus Silva
Credenciamento: The Ultimate Music – PR
- Resenha do debut autointitulado da RF Force – hardrock brazuca - 19 de janeiro de 2022
- Lives Rock&Metal Nacional: Tchaina entrevista Mercic - 5 de junho de 2021
- Metal Sem Fronteira: A Belga Primal Creation - 29 de maio de 2021