Resenha: Sonata Arctica @ Carioca Club – São Paulo – SP – 19/03/2014
Casa de Pagode? Com certeza não é mais o tema principal da casa de shows Carioca Club. Com uma grande leva de apresentações acontecendo constantemente, envolvendo o tema “Rock/Metal“, Sonata Arctica foi mais um dos shows que aconteceu na última quarta-feira (19), no local que está virando literalmente um “ponto de encontro dos headbangers”.
O Sonata Arctica, uma das maiores bandas de power metal retornou ao Brasil para uma série de cinco apresentações envolvendo as cidades de Brasília (15/03), Belo Horizonte (16/03), uma dupla apresentação no Rio de Janeiro (17/03 e 18/03) e encerrando a turnê de 15 anos do primeiro álbum da banda “Ecliptica” junto das músicas clássicas, o show em São Paulo como já citado no Carioca Club.
O Carioca Club estava abarrotado de pessoas, casa cheia, em plena semana, dava pra notar o tremendo humor que os fãs estavam tendo ao conversarem entre si fazendo piadinhas com outras pessoas, oferecendo cerveja uma pras outras (inclusive chegaram a oferecer até pra mim), um rapaz que estava no camarote com a turma da pista querendo se enturmar e o chamando de “Herman Li” o tempo inteiro e tantas outras coisas.
O show começando sempre com aqueles pequenos 5 minutinhos de atraso, logo vem a introdução chamativa, a decoração de luzes com cores escuras como o azul e o vermelho, predominavam o palco do Carioca Club. Após a introdução, a bela “The Wolves Die Young” do novo disco “Pariah’s Child – 2014″ vem à tona, sendo o destaque para o tecladista Henrik Klingenberg que contém uma sonoridade bastante interessante e marcante que envolvendo o som da bateria de Tommy Portimo, é uma música que se pode marcar como “sua favorita” uma hora ou outra.
O show prosseguiu com canções dos discos anteriores “Losing My Insanity“, “My Land“, “Black Sheep“, “Sing in Silence“, “Flag in the Ground” e “Tallulah“. Com uma rápida pausa para o anúncio da pegada extrema de “FullMoon“, com um instrumental que destrói os ouvidos de qualquer fã que estiver a ouvindo no último volume com o fone de ouvido, o vocalista Tony Kakko, solta um agradável “obrigado!”, com um sotaque quase perfeito a “FullMoon” entra com os seus maravilhosos acordes, que me fez fazer uma leve “volta ao tempo”.
“White Pearl, Black Oceans…“, “Kingdom for a Heart“, “World & Raven“, “In the Dark“, “Replica” e “Paid in Full” foi mais uma tremenda leva de músicas que acompanharam o set-list de 20 músicas, com um show que teve quase duas horas de duração, novamente, uma pausa, para mais uma das brincadeiras no palco do vocalista Tony Kakko, onde o mesmo por frases, chamava os fãs tanto homens como mulheres, um de cada vez: “Ladies!!!”, e as fãs berravam com toda alegria do mundo, a mesma coisa com os fãs, ao gritar “Gentleman’s!!”. Ele, com um tremendo sorriso no rosto, ainda fez uma piadinha sobre as mulheres, fazendo alguns gestos e barulhos estranhos com a boca, “Victoria’s Secret” é anunciada com uma tremenda emoção por parte do vocalista, dizendo que era pra uma garota especial, que estava em algum lugar, por ai, vagando…
O final do show, foi marcado por músicas dos álbuns “Silence – 2001″, “Reckoning Night – 2004″ e “Stones Grow Her Name – 2012″, esses álbuns que tiveram algumas de suas músicas executadas, “Last Drop Falls“, “Cloud Factory” e “Don’t Say a Word” vieram pra encerrar esse tremendo e maravilhoso show que foi do Sonata Arctica, dominando novamente por uma noite, o Carioca Club. Vide que a banda já se apresentou no mesmo lugar em 2010, num sábado, véspera de eleição. Alguém ai que é fã da banda se lembra desse maravilhoso dia?
setlist @ Sonata Arctica – Carioca Club – SP – 19/03/2014
- The Wolves Die Young
- Losing My Insanity
- My Land
- Black Sheep
- Sing in Silence
- Flag in the Ground
- Tallulah
- FullMoon
- White Pearl, Black Oceans…
- Kingdom for a Heart
- Wolf & Raven
- In the Dark
- Replica
- Paid in Full
- Victoria’s Secret
- Last Drop Falls
- I Have a Right
- Cloud Factory
- San Sebastian
- Don’t Say a Word
- Texto por: Victor F. Santos
- Foto gentilmente concedida por: Givaldo Menezes
- Agradecimentos pela atenção e o credenciamento: THE ULTIMATE MUSIC
- Resenha do debut autointitulado da RF Force – hardrock brazuca - 19 de janeiro de 2022
- Lives Rock&Metal Nacional: Tchaina entrevista Mercic - 5 de junho de 2021
- Metal Sem Fronteira: A Belga Primal Creation - 29 de maio de 2021