Entrevista: Prognoise - O Progressivo em tempos de diversidade
- Alessandro, começo agradecendo a sua gentileza em nos atender. Neste primeiro momento, não quero lhe perguntar nada, apenas te parabenizar pelo excelente lançamento do álbum “Lacrimal”...
Alessandro: Obrigado! Ficamos muito felizes que a sua equipe tenha gostado do nosso trabalho!
- Fico imaginando o quão louco deve ser estar com vocês em estúdio. Dá pra descrever como vocês trabalham na composição deste tipo de música?
Alessandro: A maioria das canções vem do Zeno. Ele apresenta uma ideia principal para os integrantes, que começam a apresentar as contribuições. Como somos pessoas diferentes e, no caso do Lacrimal, até mesmo com uma diferença de idades diferentes, naturalmente as influências de cada um acabam aparecendo no processo. Como o Progressivo caracteristicamente envolve muitas nuances, acaba sendo mais complexo e tomando ainda tempo. Principalmente no Lacrimal, que foi composto durante a Pandemia e num momento em que tínhamos contato principalmente pela internet, realmente foi um desafio. Íamos separadamente para o estúdio, gravar a parte de cada um..... No final, chegamos a um resultado que nos agradou e tem agradado ao público.
- Eu comecei a apreciar o álbum, após várias tentativas. Você tem recebido este tipo de comentário de outras pessoas? Fãs e jornalistas?
Alessandro: O Rock progressivo é algo não tão acessível ao público em geral. Mesmo para quem tem familiaridade com o gênero, a compreensão do trabalho pode exigir mais tempo. Ainda assim, o que percebemos, desde o início da banda em 2012, é a aceitabilidade da crítica especializada e, principalmente e o que nos traz muita alegria, é a aceitação e feedback de pessoas menos familiarizadas com o gênero. Poder apresentar um trabalho de rock progressivo em Rondônia, por exemplo, onde não se difunde muito esse tipo de música e receber devolutivas positivas é sensacional. O mesmo se aplica quando agradamos ao público mais especializado, o que nos indica que estamos no caminho certo.
- “Lacrimal” recebeu uma prensagem em CD? Agora que vocês estão com uma grande gravadora, podemos esperar por um lançamento em maior escala?
Alessandro: Sim. Tivemos uma prensagem de 1000 unidades onde a metade ficou conosco e a metade ficou com o selo que foi nosso parceiro. O álbum foi distribuído principalmente no eixo RJ x SP x MG, de onde se espalhou, e também temos informação de que chegaram exemplares na Europa. Agora, com a MS como parceira, esperamos um alcance maior. Nosso novo álbum já está sendo gravado. Já tem nome e capa, mas ainda vamos aguardar para divulgar. O primeiro single do novo álbum será lançado em breve. Retnornando à parcecia com a MS, estamos em conversações sobre um belo trabalho de divulgação.
- As letras do material são excelentes. Eu amei as ideias contidas nelas. Como tem sido a aceitação das pessoas dentro desta esfera? Vocês sentem que os fãs estão compreendendo a mensagem de vocês?
Alessandro: Zeno compõe a maioria das músicas e principalmente das letras. Eu apresento alguma contribuição em algumas, mas ele é o principal compositor. As letras falam muito sobre as questões do ser humano e suas relações com a própria vida. Especificamente sobre o Lacrimal que, como já disse, foi concebido durante a pandemia, isso veio mais à tona. Tem gente, inclusive, que acha e chama o Lacrimal de conceitual. Não que tenha sido esse o objetivo. Considero que o rock progressivo “combina” com as letras da Prognoise, e isso parece se confirmar com as respostas de nosso público e crítica.
- Como está ocorrendo o processo de promoção do álbum? Já estão rolando muitos shows?
Alessandro: A divulgação do Lacrimal se deu principalmente por nossos canais nas redes digitais. Infelizmente, no período pandêmico, não tivemos muita chance de tocar ao vivo. Ainda assim, o alcance do Lacrimal tanto no Brasil quanto no exterior foi infinitamente maior do que o Solar, de 2018. A mídia especializada nos recebeu e acolheu, e isso ajuda muito na divulgação do trabalho.
- Quem assinou a capa do CD? Pergunto porque ela ficou simplesmente incrível. Qual seria a mensagem que ela carrega?? Pode nos soltar essa informação (risos)?
Alessandro: Tanto a capa do Solar, de 2018, quanto a capa do Lacrimal, de 2021, foram assinadas pela talentosíssima artista plástica Bárbara Ugalde, daqui de Porto Velho mesmo. Para concepção, conversamos sobre o título do álbum, sobre as letras e também encaminhamos algumas das composições prontas. Ela nos apresentou a capa que agradou imediatamente, casando perfeitamente com a ideia do álbum.
- “Lacrimal” foi todo feito no estúdio da banda, com ela se produzindo? Como se deu o processo de gravação? Quem produziu a bolachinha?
Alessandro: Lacrimal foi gravado no Estúdio Play, aqui mesmo em Porto Velho: A produção final foi feita em conjunto com o Jeff Almeida, daqui também. Como já mencionei acima, foi bem complicado o processo, por causa do período da pandemia. Não podíamos nos reunir todos no estúdio. As canções eram compostas e partilhadas entre a banda pela internet.... não pudemos nos reunir todos para gravar no estúdio, para evitar aglomerações.... Enfim, foi bem complicado. A prensagem do cd físico foi em parceria com a Megahard Progressive Records, de São Paulo
- Sempre pergunto isso para os músicos aqui na Imprensa do Rock: se eu chegar em sua casa de surpresa, o que eu encontraria na playlist do seu celular? O que você anda ouvindo ultimamente?
Alessandro: Legal essa pergunta. Claro que não escuto progressivo o tempo todo. Minha playlist tem coisas de Premiata Forneria Marconi a Claudio Nucci.... Metallica a Cat Stevens.... Bacamarte a Joyce Moreno... enfim. Acho que seria mais fácil dizer o que eu não escuto, mas “prefiro não comentar”.. kkkkk Minha banda favorita, disparado, é Rush. Então, o que exatamente eu escuto tem muito a ver com o humor (ou falta de) do dia. kkk
- Planos para o futuro? Temos? Agora as considerações finais são contigo...
Alessandro: Nossos planos imediatos são terminar a gravação e lançar o novo álbum e tocar, tocar, tocar.... O músico se realiza no palco.... Estamos trabalhando em projetos que possam nos permitir fazer mais shows, clipes, turnês, etc. Aproveito, em nome da banda toda também, para agradecer pela conversa..... É legal esse bate papo para que o público possa conhecer um pouco mais sobre as bandas e artistas de que gostam..... Finalizando, sobre o futuro, fiquem ligados que em breve estaremos lançando o novo single e, na sequência, o novo álbum. Grande abraço a todos...
Nenhum comentário