Yngwie Malmsteen: guitarrista mostrou sua força em show, no Carioca Club, em SP, confira!

yngwie-malmsteen

Inicialmente agendado para o primeiro semestre, a cidade de São Paulo recebeu no último sábado 27/08/16 o guitarrista Yngwie J. Malmsteen para (dessa vez) seu único show com banda em terras brasileiras.

Após uma longa espera na fila que se estendia do lado de fora do Carioca Club, o público presente recebeu com entusiasmo o “maestro” que subiu ao palco às 20h15 com o riff de “Rising Force”. No palco é assim: mais de dois terços pra Yngwie e seus amplificadores enquanto os outros três integrantes da banda ficam “espremidos” com o que sobrou pra eles de espaço. Quase impossível ver o baterista.

No decorrer do set-list composto por músicas como “Damnation Game”, “Arpeggios From Hell”, “Seventh Sign” e “Far Beyond The Sun” mantiveram a galera animada. Mas percebeu-se que não tinha nenhuma música do mais recente álbum “World On Fire”.

O baixista Ralph Ciavolino era o que mais tentava se comunicar com a plateia. Chegou a apontar para um rapaz e dizer “vejam, o Geddy Lee está aqui” em uma referência ao multi-instrumentista da banda canadense Rush (realmente o cara era bem parecido).

Como sempre o gigante sueco em matéria de guitarra não deixou a desejar e tocou tudo aquilo que seus fãs (principalmente os guitarristas) esperavam. Não faltaram arpejos, palhetadas, ligados, escalas… Enfim, provavelmente o que a grande maioria dos presentes buscava.

No geral, tirando um som ou outro como “Kree Nakoorie” do Alcatrazz, banda qual o guitarrista fez parte nos anos 80, o repertório em sua maior parte foi composto por músicas que eles vêm fazendo há alguns anos já, fechando com “Heaven Tonight” e o bis com “Black Star” e “I´ll See The Light Tonight” como de praxe.

No geral, a impressão que dá é que ficaram satisfeitos com o show aqueles fãs guitarristas mesmo ou aqueles “fã acima de tudo”. Isso porque a produção do show em si – som, repertório, banda, palco – não foi muito inspiradora. Um dos maiores guitarristas de todos os tempos parece ligar mais pro que acontece nos dois terços dele do palco e o resto é resto.

Victor Santos

Victor Santos

Editor-Chefe em Imprensa do Rock
Victor Santos é editor-chefe do Imprensa do Rock e Diretor Geral do Programa Unimetal. Desde 2011, vem trazendo conteúdo de qualidade para os amantes da música e do cinema.
Victor Santos