Vuur e Delain @Tropical Butantã – (São Paulo -SP) – 17/05/2019

Sexta feira fria e chuvosa, depois de uma semana inteira de trabalho, a paulistanada se arruma pra ver dois clássicos no Tropical Butantã. E o metal rola a noite toda, confere ai como foi:


O Delain com certeza arrasou e foi o destaque da noite, com um set enxuto mas cheio de sons energéticos e vibrantes, ninguém ficou parado o show todo.

Contamos com a ilustre apresentação de três bandas nacionais, representantes do nosso metal nessa noite:  LIVING SHIELDS, BRIGHSTORM, e VAN DORTE.

Living Shields

A banda de metal sinfônico veio de Araçatuba – SP, pra dar início aos trabalhos da noite chuvosa de sexta. A galera vinha chegando e se aproximando do palco. Fizeram uma apresentação sucinta e objetiva, com o set reduzido, como a maioria das bandas de abertura o faz. Foi uma apresentação digna de respeito, show bem executado, e no final, agradeceram ao público por terem chego cedo pra curtir com eles. Terminou as 19:45.

Line Up

Bruna Moreira 
Larissa Melinsky
Daniel Constuchenko

Set List
Painful fate
Beyond the cry
Candle light
Empty search

Brightstorm

Essa turma entra as 19.54, Naimi, a vocalista entra toda faceira com sua capa dourada, prometendo assim uma bela apresentação. Também metal sinfônico nacional, dessa vez provenientes de São José dos Campos – SP. Com o vocal feminino característico do estilo, e um instrumental muito harmônico. Uma boa apresentação também.

Line Up

Naimi Stephanie (Vocal)
Alexis Nunes ((Drums)
Will Lopes (Guitar)
Edy Silva (bass)
Gabriel Bernardes (Keyboards)

Set List

Psicostasia
Two Steps
No more to lose
Vampire

Van Dorte

Essa galera entra no palco com um som bem agitado, precisamente as 20.25. São da capital mesmo, suas composições são puxadas para o doom metal, um pouco mais agitado, como eles se intitulam: um dark rock.
Belo trabalho de guitarras, o vocal estava baixo no começo, mas já entraram com som agitado, e logo resolveram o pequeno problema. Fizeram uma apresentação breve, mas bem animada.

Line Up

Alexandre Carmo – Guitar
Dione Rigamonti – Keyboard and Synths
Bru Paraffine – Bass
Vandré Sculler – Drums
Will Oliveira – Guitar
Feleex Duarte – Vocal and Piano

Set List

Claustrofobia
So weak
In the Dark
Fragile Dreams
Evil Side

E agora as holandesas, dupla dinâmica da noite.

DELAIN

Som de introdução no palco, foram pontuais no horário, o Tropical já estava preparado para receber a nata Holandesa da noite, e lá vem eles. O primeiro a entrar é o batera – Joey – seguido dos seus companheiros tecladista, guitarrista e baixista. Charlotte, a lady dos vocais da turma, entra por último já agradecendo o publico de São Paulo por estarem ali.
“Go Away” é a escolhida para abrir o show dos mestres do metal sinfônico, seguida de “Masters of Destiny”. E Charlotte agradece com um boa noite São Paulo, e diz estar feliz por estar de volta ao Brasil e a São Paulo.

Dessa vez a guitarrista Merel Bechtold não pode comparecer ao palco paulistano, mas a banda não deixou de tirar o fôlego de seus fãs.

Durante toda a apresentação, temos uma vibe super agitada e cheia de carinho no palco e dos fãs. Muitas palmas entre os sons, muita alegria dos músicos, e uma interação belíssima de se ver, o palco é a casa dessa galera, com toda certeza.

E, nas primeiras notas de “Suckerpunch”, a galera já vibrou, Charlote pede a participação do povo, que a atende com o “ooooo” no refrão. Em “Fire with Fire- devil”, mais uma vez a turma é convidada pela anfitriã a colocar as mãos para cima e bater palmas, foi um show de energia por todos os cantos do Tropical.

A banda faz uma saída rápida e retorna com mais gás ainda, com “Hands of Gold” seguida de “Sing to Me”, nessa Charlotte pede para a galera gritar e ensaia o grito, sempre pedindo mais alto.

Saem mais uma vez, para o retorno de Joey e Timo, que fazem um dueto juntos. Timo mostra seu talento com riffs e frases bem melódicas na guitarra, à lá mestre Steve Vai, que evoluem para riffs mais pesados e intensos, já com o djent bem marcado. Joey harmoniza com o talentoso Timo, com a bateria ligada nos pedais duplos.

A banda retorna e manda a dobradinha “Pristine” e “Mother Machine”. O show segue alegre, feliz e agitado no palco, e vem a finalização com “The Gathering”. O final do espetáculo se deu as 22:15.

Uma apresentação para ninguém botar defeito. O som estava na altura e sintonia certa, os músicos mostraram a alegria em cada nota, Charlotte estava muito solta e á vontade no palco, houve muita interação com seus fãs e o set foi bem equilibrado. Só nos resta agradecer: Obrigada Delain, e até a próxima!

 

 

Line up:

Martijn Westerholt – keyboards
Charlotte Wessels – lead vocals
Otto Schimmelpenninck van der Oije – bass, backing vocals, harsh vocals
Timo Somers – lead guitar, backing vocals
Merel Bechtold – rhythm guitar (não compareceu nesse show)
Joey de Boer – drums

Set List Delain @Tropical Butantan – SP

Go Away
Masters of Destiny
The Glory and the Scum
Suckerpunch
Get the Devil Out of Me
Hands of Gold
Sing to Me
Timo & Joey Jam
Pristine
Mother Machine
Don’t Let Go
We Are the Others
Hunter’s Moon
The Gathering

VUUR

A recém-formada banda holandesa, repleta de grandes nomes do metal, veio marcar sua estréia nos palcos paulistanos. Sobem ao palco as 22:35. Já com um som bem poderoso e cheio de vitalidade. É muito reflexivo em sua harmonia, sentimos as influências de cada um dos integrantes do grupo.

Anneke entra por último e agradece a galera de São Paulo por estarem ali, arriscando até umas palavras em português.

O show segue com seu set, e podemos ver uma grande mistura de elementos em suas nuances melódicas. Lá pelas tantas, a frontwoman do supergrupo pega o microfone para ensinar os fãs a falar a palavra VUUR, e ensina: O nome VUUR, traduzido do holandês como “fogo”, também pode ser interpretado como “paixão” ou “unidade”.

Os seus fãs pareceram satisfeitos com a apresentação do grupo.

Line Up:

Anneke van Giersbergen (ex-The Gathering, The Gentle Storm) – vocais, guitarra rítmica
Jord Otto (My Propane, ex-ReVamp) – guitarras
Ferry Duijsens (Anneke van Giersbergen) – guitarras
Johan van Stratum (Stream of Passion) – baixo
Ed Warby (Gorefest, Ayreon) – bateria

Set list Vuur @Tropical Butanta – SP

Time – Rotterdam
On Most Surfaces (Inuït) (música do Gathering)
My Champion – Berlin
The Storm (música do Gentle Storm)
Days Go By – London
The Martyr and the Saint – Beirut
Freedom – Rio
Fallout (música de Devin Townsend Project)
Your Glorious Light Will Shine – Helsinki
Reunite! – Paris
Strange Machines (música do Gathering)

Fotos de @Leca Suzuki

Paula Alecio

Diretora, redatora e Apresentadora do Unimetal em Imprensa do Rock
Paula Alecio