Tarja Turunen: cantora fala sobre carreira, novo álbum e shows no Brasil: “Tocaremos músicas do nosso próximo álbum”

tarja-turunen-4e492719e41c7

tarja-turunen-4e492719e41c7

Tarja Turunen está a um longo tempo na estrada promovendo o seu mais recente álbum “Colours in the Dark”, lançado em 2013. A cantora que já passou por diversos países incluindo o Brasil que assistirá novamente a mesma turnê – mas, com ótimas diferenças de setlist segundo ela –  passará por Belo Horizonte (21/10), São Paulo (24/10), Curitiba (25/10) e finalizando em Salvador no dia 20/10.

Confira serviço completo para shows no Brasil em 2015.

Antes desse retorno a Imprensa do Rock conversou com a Tarja Turunen sobre o seu início no mundo da música, o novo trabalho solo (clássico) em “Ave Maria”, novo álbum de rock, paixão pelo Brasil e mais. Confira com exclusividade.

IDR: Sua formação musical veio do gênero clássico e não do heavy metal. Como você do nada caiu no mundo do metal?

Tarja Turunen: Fui convidada para gravar uma ‘demo’ com música que não tinha muito a ver com heavy metal, em vez disso, foi um projeto de música acústica. Quando estava cantando essas músicas no estúdio, o compositor pensou ser uma boa idéia, combinarmos meu conhecimento como cantora lírica, à sua raiz musical, que era o heavy metal. Eu nunca escutei Metal antes do Nightwish. A banda teve um sucesso imediato com o seu primeiro álbum, portanto, levamos muito a sério esta oportunidade.

IDR: Agora em 2015 você lançou seu primeiro álbum de música clássica “Ave Maria”. Como foi a experiência de realmente estar onde é o seu lugar e respirando “ar fresco” depois de muitos anos como cantora de heavy metal?

Tarja Turunen: Eu fiz este álbum absolutamente através de uma questão pessoal. Eu queria gravar um álbum de música clássica a muito tempo, mas nunca tive nenhuma chance, nem tempo para fazê-lo e agora realmente foi um bom momento. Eu sou verdadeiramente abençoada por ser capaz de fazer uma carreira também como cantora lírica, porque a música clássica é realmente o meu primeiro amor desde quando eu era criança.

IDR: Você está promovendo seu último álbum “Colours in the Dark”, lançado em 2013. Como está sendo a repercussão do público em quase dois anos após seu lançamento?

Tarja Turunen: A turnê tem sido incrível até agora e as pessoas têm curtido os shows em todos os países que visitei. O álbum atual tem sido muito bem recebido pelos meus fãs, então eu realmente não posso reclamar. Quando eu terminar a turnê com este álbum, terei visitado 32 países em cerca de 110 shows. Dentre a programação há lugares que eu nunca visitei como artista antes, então isso me deixa muito feliz.

IDR: Você tem planos para lançar algum novo material CD ou mesmo DVD?

Tarja Turunen: Meu novo álbum de rock será lançado durante o outono do próximo ano. Estou no momento de mixagem do disco junto com Tim Palmer (Pearl Jam, Tears For Fears) , e muito feliz com os resultados até agora! Mal posso esperar para ter tudo pronto. Sinto que este álbum é o melhor do que tenho feito até agora. É comum falar assim, mas se você verificar as entrevistas que dei sobre os meus álbuns anteriores, verá que eu nunca disse algo como isso antes.

IDR: Percebemos uma afeição especial por sua parte pelo Brasil. Desde sempre que possível está realizando shows esgotados por aqui e chamando músicos brasileiros para tocar em suas apresentações. Por que todo esse carinho com o nosso país?

Tarja Turunen: Sempre fui muito bem recebida pelo público brasileiro e adoro minhas visitas em seu belo país, também como turista, não apenas para trabalho. O fato é que embora eu seja uma artista européia, o público no Brasil têm me aceito de uma maneira que é muito particular. Me sinto amada.

IDR: Você retornará em outubro para o país. Como está sendo a expectativa de nos encontrar novamente?

Tarja Turunen: Desta vez eu estou muito feliz por ter a chance de ver muito mais do seu país, do que normalmente ocorre em minhas visitas, porque há muitos shows nesta turnê no Brasil. Quero agradecer pela oportunidade rara! Estou certa de que teremos grandes momentos durante os shows, é muito divertido e compartilharemos momentos de muita emoção, como geralmente são meus shows no Brasil. O set list será um pouco diferente comparado ao da minha última visita, e vou apresentar-lhe algumas canções do meu próximo álbum Rock! Estou animada para ver todos vocês em breve!

IDR: Por favor, deixe uma mensagem para os fãs e leitores do site. Muito obrigado por responder a Imprensa do Rock e até breve!

Tarja Turunen: Quero agradecer a todos pelo amor e apoio. Significa muito para mim que, finalmente, posso visitar cidades onde nunca estive antes, mesmo como turista, e para voltar àquelas onde já fui recebida por você anteriormente. Obrigado por aceitar à mim, e a minha arte! Amo todos vocês e vamos agitar muito juntos, em breve! Mal posso esperar.

Entrevista e Pauta por: Victor Santos // Tradução: Sara Ferrer
Agradecimentos: Hoffman O’ Brian

Victor Santos

Victor Santos

Editor-Chefe em Imprensa do Rock
Victor Santos é editor-chefe do Imprensa do Rock e Diretor Geral do Programa Unimetal. Desde 2011, vem trazendo conteúdo de qualidade para os amantes da música e do cinema.
Victor Santos