Singles: A trilha sonora ironicamente mais famosa que o filme

singles-1992

A comédia romântica Singles (no Brasil, Vida de Solteiro) foi lançada em 1992 dirigida por Cameron Crowe, com Bridget Fonda no papel de Janet Livermore e Matt Dillon, como Cliff Poncier. A obra é dividida em dois capítulos e conta a história de dois casais e seus amigos com mais ou menos vinte anos, mostrando sua vida em um condomínio de apartamentos. Como plano de fundo está a cidade de Seattle e o movimento grunge surgido na época, que faz com que a trilha sonora fique impregnada na sua mente por um tempinho.

No longResultado de imagem para singles movie tumblra, Dillon interpreta o vocalista da banda Citizen Dick, formada por Eddie Vedder, Jeff Ament e Stone Gossard. Pegou nos nomes? Os caras são, respectivamente, vocalista, baixista e guitarrista do Pearl Jam.
Ele mora no mesmo prédio que os outros protagonistas do filme e todos eles frequentam a mesma cafeteria local. Contando com canções de Pearl Jam, Alice in Chains, Chris Cornell, Soundgarden e até o Smashing Pumpkins, de Chicago, o filme tem aquela trilha bem contagiante. O Chains, em uma cena do filme, toca “It ain’t like that”.

Para os que sentiram a ausência do Nirvana enquanto falamos de grunge, o hit “Smells Like Teen Spirit” estava incluso, mas como eles estouraram com o álbum Nevermind, antes do filme ser lançado, acabou ficando de fora porque manter os direitos da música no filme ficou muito caro.

Definitivamente, as faixas que você TEM que ouvir, estão aqui:

  1. Pearl Jam – Breath”: Aqui nessa época, a banda estava em processo de ajuste depois do término da Mother Love Bone. É possível perceber o quanto essa galera estava inspirada ao ouvir essa música.
  2. Mudhoney – Overblown”: A galera da Mudhoney nunca foi tão ligadona com mainstream, então não ficaram tão famosos quanto outras bandas da mesma época. Essa faixa tem algumas referências ao punk californiano da década de 80.
  3. Mother Love Bones – Chloe Dancer/Crown of Thorns”: Andrew Wood, o vocalista, faleceu de overdose depois de lançar Apple, um album delicinha de se ouvir da banda. Após isso, Jeff Ament e Stone Gossard eram os membros que sobraram e formaram Pearl Jam. Essa música inclusa no filme é uma fusão de duas e também aparece assim no EP “Shine”, primeiro lançamento oficial deles. Dá pra perceber a suavidade da voz de Wood numa vibe bem anos 80.
  4. Soundgarden – Birth Ritual”: A trilha do filme conta com duas faixas cantadas por Cornell: Além da solo Season, também tem essa, que a banda dá o play. Depois ela foi incluída como complemento do single britânico de “Feel on Black Days” e na coletânea “Telephantasm”. Sendo metal até o osso, faria bonito em qualquer dos registros clássicos do grupo.
  5. Alice in Chains – Would?”: Lançada também como single, “Would” é sobre dependência de heroína, e foi feita em homenagem a Andrew Wood depois do falecimento. Escrita por Jerry Cantrel, marcou época, se tornou clássico e jamais está ausente em um set list da banda. E claro, depois de lançar “Facelift” em 1990, o Alice in Chains conseguiu o feito de se superar dois anos depois: “Dirt” é um disco essencial para qualquer fã de rock n roll.

O filme definitivamente não ficou tão famoso quanto alguns integrantes de sua trilha sonora, não teve muito retorno da crítica e muito menos financeiro. Mas é necessário dizer que influenciou outros filmes sobre a Geração X, como por exemplo Caindo na Real (Reality Bites) e Três Formas de Amar (Threesome). É legal pra galera jovem (como eu), conseguir visualizar o fenômeno pré-internet e de gadgets.

Resultado de imagem para singles movie

Cameron Crowe (o qual já falei aqui, em Almost Famous) reflete sua ligação com a música em suas obras e nasceu no dia do rock, 13 de Julho. Nesse filme, dá pra ver uma ponta dele mesmo, do ultra conhecido diretor Tim Burton e de Thomas A. Doyle, vocalista da banda TAD, lá de Seattle também.

Trilha sonora completa:

  1. “Would? – Alice in Chains
    “Breath – Pearl Jam
    3. “Seasons – Chris Cornell
    4. “Dyslexic Heart – Paul Westerberg
    5. “The Battle of Evermore (live Led Zeppelin cover) – The Lovemongers
    6. “Chloe Dancer/Crown of Thorns – Mother Love Bone
    7. “Birth Ritual – Soundgarden
    8. “State of Love and Trust – Pearl Jam
    9. “Mudhoney – Overblown
    10. “Waiting for Somebody – Paul Westerberg
    11. “May This Be Love – The Jimi Hendrix Experience
    12. “Nearly Lost You – Screaming Trees
    13. “Drown – The Smashing Pumpkins

Resultado de imagem para singles movie tumblr

Um beijão e até a próxima!

 

 

Victória Cardoso

Victória Cardoso

Redatora em Imprensa do Rock
Mais jovem do que gostaria, gosta do que lhe agrada (sim, isso mesmo!), escritora amadora e observadora social nas horas vagas. A insana que vê potencial para uma boa leitura em todos os fatos do cotidiano.
Victória Cardoso