System of A Down levanta público mesmo embaixo de forte chuva em SP

system_of_a_down_sp_2015_showO System of A Down retornou ao Brasil quatro anos após sua última apresentação no Rock In Rio (2011), e dessa vez, além de tocarem novamente no festival, tocaram também em São Paulo na noite de ontem (25), na Arena Anhembi. Deftones foi a banda de abertura e ajudaram a levantar o público, que aguentou fielmente a chuva torrencial que caiu após uma semana inteira de calor.

Tocando o mesmo repertório da noite anterior no Rock In Rio, o Deftones conseguiu uma recepção morna do público e notamos claramente isso com os gritos de “System!”, “System!”, “System!” que ecoavam quase todo instante. A performance enérgica do Deftones também salvou, os destaques da noite ficaram por conta de “Passenger”, “Engine No. 9” e “Headup”.

O System of A Down passeou por toda sua carreira em 90 minutos de show com um leve atraso de 20 minutos por causa da chuva forte que ainda caia sobre os fãs e, que a todo momento, colocava as capas de chuvas para se protegerem. O show não teve a participação do grande Chino Moreno (Deftones), conforme ocorreu na noite anterior no Rock In Rio, a setlist foi a mesma e performance de palco também.

Algumas canções que a banda não tocava nos últimos anos vieram à tona em seu repertório como “Temper”, uma das primeiras demos da banda que originou o primeiro álbum auto intitulado em 1998.

O System mostrou uma energia sem tamanho para o público de São Paulo e deu para perceber que a noite anterior não foi o suficiente para cansa-los, nisso vieram músicas como “I-E-A-I-A-I-O”, “Prison Song”, “B.Y.O.B.”, “Needles”, “Chop Suey!”, “Toxicity” dentre tantas outras completando um repertório de 29 músicas.

Para colaborar com a performance foram feitas através dos integrantes trocas de guitarras, o guitarrista Daron Malakian que assumia em diversos momentos o backing-vocal e literalmente agitava o público pedindo para que seguissem imitando o coro, Serj Tankian apareceu em alguns momentos tocando uma gibson vermelha, o mesmo Serj caindo no chão propositalmente para entrar com a performance em suas músicas e o clássico microfone virado muito para cima para que pudesse cantar com precisão o tipo de música que estava mostrando para os fãs em São Paulo.

Aguardo um retorno do System of A Down já que foi um show maravilhoso e que vai ficar na memória de muitos fãs como eu (em particular que sempre acompanhou o SOAD na era MTV Brasil – faz tempo!! -) e hoje assiste os clipes no YouTube para matar a saudade. Vida longa System of A Down!

Resenha por: Victor Santos // Foto por: Budweiser
Agradecimento pelo credenciamento: MIDIORAMA

Victor Santos

Victor Santos

Editor-Chefe em Imprensa do Rock
Victor Santos é editor-chefe do Imprensa do Rock e Diretor Geral do Programa Unimetal. Desde 2011, vem trazendo conteúdo de qualidade para os amantes da música e do cinema.
Victor Santos