Sabaton: a cobra literalmente fumou em São Paulo.

Domingo, Sete de Setembro, feriado nacional: os suecos da banda de Power Metal, Sabaton, liderada pelo vocalista Joakin Bróden desembarcaram em São Paulo para uma incrível noite de apresentação!

Atualmente, os músicos vem agradando muito os novos e também os antigos fãs com o recente lançamento de “Heroes”, em que cada música conta uma história de grandes batalhas ao redor do mundo. Uma delas, “Smokes Snakes”, acabou até sendo reconhecida pela Força Expedicionária Brasileira (FEB).

O show começou pontualmente às 20 horas com os músicos subindo ao palco e trazendo pancada atrás de pancada!

“Ghost Division” e “To Hell And Back” foram inauguradas em solo brasileiro – deixando os fãs incrivelmente felizes. Já na terceira música o público pode apreciar um “muito obrigado” em alto e bom português, do vocalista, Joakin Bróden. Girando e pegando o microfone com as duas mãos ele anunciou, de cara, “Carolus Rex”… O suficiente para se abrir um pequeno bate-cabeça ao meu lado.

Em uma das pausas da noite Joakin, emocionado, salda o público dizendo quem em todos os países que tocam sempre existe aquele “clássico nervosismo”, mas, no Brasil, eles se sentem “em casa”. Essa foi a deixa para o anúncio da quarta música: “Gott Mit Uns”.

Normalmente, as bandas estrangeiras que vem ao Brasil, no máximo soltam um “muito obrigado” ou “boa-noite”. O que para os fãs já é muito! Mas, os integrantes do Sabaton fizeram mais… Eles queriam, descontraidamente, se entrosar.

Antes de anunciar a quinta música, “Uprising”, o vocalista bateu um papo com fãs e comentou que a emoção de estar em solo brasileiro era tão forte que gostaria de simplesmente falar um palavrão em português. E assim, pediu para o público o ensiná-lo. Resultado: ao final, soltou um clássico “porra” misturado com um inglês “if i say: porra”?

Logico… os fãs foram ao delírio!

As músicas “Resiste And Bite”, “The Art Of War”, “Far from the Fame” e “Attero Dominatus” foram bem diretas, com destaque para os sorrisos estampados na cara dos músicos e para as performances dos guitarristas que vieram na ponta do palco mostrar com todo orgulho seus próprios solos.

A próxima anunciada foi “40:1” que ligou com “Swedish Pagans” um momento de patriotismo dos integrantes, ao trocar a bandeira Brasil por uma da Suécia, momento em que tocaram o hino de seu país.

A rápida pausa para o encore de fato foi bem curta e com uma bela introdução azulada para “Night Witches”. Antes da canção mais esperada da noite Joakin brincou com os brasileiros aprendendo novos palravões, e comentou sobre a coincidência de o show ter sido marcado bem no dia 7 de Setembro. Logo, em homenagem a independência do Brasil tocaram o hino nacional na guitarra e, na sequência, anunciaram “Smokes Snakes”: falando sobre três soldados que lutaram bravamente contra os alemães durante a segunda guerra mundial. Enquanto perdiam uma batalha, e todo o batalhão quis se render, apenas os três foram à luta. Ao final, claro, foram mortos pelos alemães. Porém, um dos alemães reconheceu a garra e a coragem dos três jovens soldados e os enterraram com a dignidade que mereciam.

O show terminou com “Primo Victoria” e “Metal Crüe”, ambas acompanhadas pela emoção estampada na cara dos músicos, que agradeciam imensamente a todos os fãs presentes. Estes, por sua vez, também enaltecidos com a primeira passagem da banda pelo Brasil.

Só resta aos fãs aguardar um novo e breve retorno da banda, quem sabe, com mais um novo trabalho em mãos.

Setlist: Sabaton @ Carioca Club // São Paulo (07/09/2014)

  1. To Hell and Back
  2. Carolus Rex
  3. Gott Mit Uns
  4. Uprising
  5. Resist and Bite
  6. The Art of War
  7. Far from the Fame
  8. Attero Dominatus
  9. 40:1
  10. Swedish Pagans
  11. Night Witches
  12. Smoking Snakes
  13. Primo Victoria
  14. Metal Crüe
Victor Santos

Victor Santos

Editor-Chefe em Imprensa do Rock
Victor Santos é editor-chefe do Imprensa do Rock e Diretor Geral do Programa Unimetal. Desde 2011, vem trazendo conteúdo de qualidade para os amantes da música e do cinema.
Victor Santos