Resenha: Sonata Arctica @ Carioca Club – São Paulo – SP – 19/03/2014

Casa de Pagode? Com certeza não é mais o tema principal da casa de shows Carioca Club. Com uma grande leva de apresentações acontecendo constantemente, envolvendo o tema “Rock/Metal“, Sonata Arctica foi mais um dos shows que aconteceu na última quarta-feira (19), no local que está virando literalmente um “ponto de encontro dos headbangers”.

O Sonata Arctica, uma das maiores bandas de power metal retornou ao Brasil para uma série de cinco apresentações envolvendo as cidades de Brasília (15/03), Belo Horizonte (16/03), uma dupla apresentação no Rio de Janeiro (17/03 e 18/03) e encerrando a turnê de 15 anos do primeiro álbum da banda “Ecliptica” junto das músicas clássicas, o show em São Paulo como já citado no Carioca Club.

O Carioca Club estava abarrotado de pessoas, casa cheia, em plena semana, dava pra notar o tremendo humor que os fãs estavam tendo ao conversarem entre si fazendo piadinhas com outras pessoas, oferecendo cerveja uma pras outras (inclusive chegaram a oferecer até pra mim), um rapaz que estava no camarote com a turma da pista querendo se enturmar e o chamando de “Herman Li” o tempo inteiro e tantas outras coisas.

O show começando sempre com aqueles pequenos 5 minutinhos de atraso, logo vem a introdução chamativa, a decoração de luzes com cores escuras como o azul e o vermelho, predominavam o palco do Carioca Club. Após a introdução, a bela “The Wolves Die Young” do novo disco “Pariah’s Child – 2014″ vem à tona, sendo o destaque para o tecladista Henrik Klingenberg que contém uma sonoridade bastante interessante e marcante que envolvendo o som da bateria de Tommy Portimo, é uma música que se pode marcar como “sua favorita” uma hora ou outra.

O show prosseguiu com canções dos discos anteriores “Losing My Insanity“, “My Land“, “Black Sheep“, “Sing in Silence“, “Flag in the Ground” e “Tallulah“. Com uma rápida pausa para o anúncio da pegada extrema de “FullMoon“, com um instrumental que destrói os ouvidos de qualquer fã que estiver a ouvindo no último volume com o fone de ouvido, o vocalista Tony Kakko, solta um agradável “obrigado!”, com um sotaque quase perfeito a “FullMoon” entra com os seus maravilhosos acordes, que me fez fazer uma leve “volta ao tempo”.

White Pearl, Black Oceans…“, “Kingdom for a Heart“, “World & Raven“, “In the Dark“, “Replica” e “Paid in Full” foi mais uma tremenda leva de músicas que acompanharam o set-list de 20 músicas, com um show que teve quase duas horas de duração, novamente, uma pausa, para mais uma das brincadeiras no palco do vocalista Tony Kakko, onde o mesmo por frases, chamava os fãs tanto homens como mulheres, um de cada vez: “Ladies!!!”, e as fãs berravam com toda alegria do mundo, a mesma coisa com os fãs, ao gritar “Gentleman’s!!”. Ele, com um tremendo sorriso no rosto, ainda fez uma piadinha sobre as mulheres, fazendo alguns gestos e barulhos estranhos com a boca, “Victoria’s Secret” é anunciada com uma tremenda emoção por parte do vocalista, dizendo que era pra uma garota especial, que estava em algum lugar, por ai, vagando…

O final do show, foi marcado por músicas dos álbuns “Silence – 2001″, “Reckoning Night – 2004″ e “Stones Grow Her Name – 2012″, esses álbuns que tiveram algumas de suas músicas executadas, “Last Drop Falls“, “Cloud Factory” e “Don’t Say a Word” vieram pra encerrar esse tremendo e maravilhoso show que foi do Sonata Arctica, dominando novamente por uma noite, o Carioca Club. Vide que a banda já se apresentou no mesmo lugar em 2010, num sábado, véspera de eleição. Alguém ai que é fã da banda se lembra desse maravilhoso dia?

setlist @ Sonata Arctica – Carioca Club – SP – 19/03/2014

  1. The Wolves Die Young
  2. Losing My Insanity
  3. My Land
  4. Black Sheep
  5. Sing in Silence
  6. Flag in the Ground
  7. Tallulah
  8. FullMoon
  9. White Pearl, Black Oceans…
  10. Kingdom for a Heart
  11. Wolf & Raven
  12. In the Dark
  13. Replica
  14. Paid in Full
  15. Victoria’s Secret
  16. Last Drop Falls
  17. I Have a Right
  18. Cloud Factory
  19. San Sebastian
  20. Don’t Say a Word
  • Texto por: Victor F. Santos
  • Foto gentilmente concedida por: Givaldo Menezes
  • Agradecimentos pela atenção e o credenciamento: THE ULTIMATE MUSIC
Victor Santos

Victor Santos

Editor-Chefe em Imprensa do Rock
Victor Santos é editor-chefe do Imprensa do Rock e Diretor Geral do Programa Unimetal. Desde 2011, vem trazendo conteúdo de qualidade para os amantes da música e do cinema.
Victor Santos