Resenha: Sonata Arctica @ Carioca Club – São Paulo – SP – 19/03/2014

Em meio à todos os shows que foram anunciados este ano, até Maio, os Finlandeses do Sonata Arctica, com seu autêntico Power Metal, foi sem dúvida, um dos mais esperados pelo público; e o fato de ter sido em plena quarta-feira, 19, meio de semana da caótica São Paulo, não foi empecilho para que os fãs comparecessem em peso no Carioca Club; preços acessíveis e o horário do show colaboraram para que a casa estivesse lotada.

Iniciaram o show pontualmente, às 21h, trazendo a “15th Anniversary Tour” comemorando o 15 º aniversário do lançamento de seu primeiro álbum “Ecliptica” e apresentando algumas faixas do novo álbum, o “Pariah’s Child“. Um à um, os integrantes do Sonata Arctica, formado por: Tony Kakko (voz), Elias Viljanen (Guitarra), Henrik Klingenberg (teclados), Tommy Portimo (bateria) e Pasi Kauppinen (baixo), foram entrando no palco, apresentando a faixa “The Wolves Die Young“, do novo disco; emendaram com a faixa “Losing my Insanity” (Stones Grows Her Name, 2012). Depois de Kakko dizer um “Muito Obrigado!” começou “My Land” (Ecliptica,1999) e “Black Sheep” (Silence, 2001) mantendo todos empolgados, e deixando o momento mais solene, veio “Sing in Silence” (Silence) seguida de “Flag In The Ground” (The Days Of Grays, 2009).

2-232

Talullah” (Silence) foi a próxima faixa, cantada em uníssono; e logo após, “Fullmoon” (Ecliptica) para a euforia do público, seguida de “White Pearl, Black Oceans…

Kakko brincava com a galera, pedindo que levantassem as mãos, com gritos de “hey” e as luzes do Carioca Club acompanhavam os movimentos, apagando e ascendendo alternadamente, causando um efeito de interação impagável entre ele e o pessoal; apresentando assim “Kingdom For Heart(Ecliptica) e “Wolf And Raven” (Silence), que vieram agitadíssimas, e embalaram com “In The Dark” (The Days Of Grays).

Os músicos brincaram com as primeiras notas de “Replica” (Ecliptica), Tony, Elias e Pasi ficaram sentados à frente do palco transmitindo toda a energia dessa faixa, até o refrão, em que cada um deles voltaram aos seus respectivos lugares, seguida de “Paid In Full” (Unia, 2007).

3-218

Tonny Kakko esbanjava uma performance incrível e voz impecável, e quem estava mais próximo do palco, podia ver claramente as “caras e bocas” que ele fazia em cada faixa, parte de sua interpretação. Todos os músicos tiveram seu momento solo durante o show, carismáticos e interagindo com o público. Destaque para Pasi, baixista, que entrou recentemente no Sonata Arctica, e mostrou toda sua habilidade, e foi aprovado pelos presentes, que o assistia aos gritos em seus solos; e foi num clima de brincadeiras que veio “Victoria’s Secret” (Winterheart’s Guild, 2003) e “Last Drop Falls” (Silence).

I Have A Right” (Stones Grow Her Name), encerra a apresentação; o Sonata Arctica deixou o palco, e o público ficou aguardando ansiosamente pelo “encore”, às vezes gritando, aplaudindo ou apenas esperando algum resquício de que a banda retornaria ao palco… A espera de alguns minutos se deu por fim, quando novamente, subiram ao palco um por vez, apresentando outra faixa do novo disco “Cloud Factory” seguida da pesadíssima “San Sebastian” (Silence).

Mostrando o quão o Sonata Arcitca valoriza seus fãs, eles proporcionaram um Meet & Greet após o show, sorteando 5 felizardos entre todos que adquiriram algum merchandising oficial da banda.

Fecharam a noite de comemoração com “Don’t Say A Word” (Reckoning Night, 2004); deixaram todos os presentes visivelmente extasiados, e já esperando por um breve retorno do Sonata Arctica.

set-list @ Sonata Arctica – Carioca Club – São Paulo – 19/03/2014

  1. The Wolves Die Young
  2. Losing My Insanity
  3. My Land
  4. Black Sheep
  5. Sing In Silence
  6. Flag In The Ground
  7. Talullah
  8. Fullmoon
  9. White Pearl, Black Oceans…
  10. Kingdom For Heart
  11. Wolf And Raven
  12. In The Dark
  13. Replica
  14. Paid In Full
  15. Victoria’s Secret
  16. Last Drop Falls
  17. I Have A Right
  18. Cloud Factory
  19. San Sebastian
  20. Don’t Say A Word.
  • Texto Por: Sara Ferreira
  • Fotos gentilmente concedidas por: Givaldo Menezes