Sete Minutos Depois da Meia Noite: uma tocante história entre o real e a fantasia

Engana-se quem pensa que o filme Sete Minutos Depois da Meia Noite é mais uma fantasia voltada para o público infanto-juvenil. A comovente obra, inspirada no livro A Monster Calls escrito por Patrick Ness e lançada em novembro de 2011, apresenta uma narrativa inteligente ao abordar temas profundos sobre a natureza humana e trazer mensagens que nos levam a refletir sobre conflituosas questões da vida.

O longa relata a história de Conor O’Malley, um tímido e singular garoto de apenas 13 anos que está passando por problemas de gente grande: sua mãe sofre de uma doença terminal e, com a ausência do pai, Conor se vê obrigado a ir morar com a avó materna, uma mulher distante com quem agora ele precisa se esforçar para criar laços. Para piorar as coisas, quando uma árvore – um teixo apavorante e ousado – próxima a sua casa ganha vida se transformando em um monstro, ele se depara com mais uma conturbada situação com a qual precisa lidar.

É impossível não associar a trama ao filme O Labirinto do Fauno. Seja devido ao seu enredo fantasioso e dramático, que trás uma criança como protagonista, ou pelo fato de ambos usarem um personagem aterrorizante como amigo imaginário, mas que não é tão assustador quanto parece. Todavia, essas coincidências talvez não sejam um mero acaso, pois o diretor de O Labirinto do Fauno, Guillermo Del Toro, é amigo de Juan Antonio Bayona, diretor de Sete Minutos.

Muitos efeitos especiais,  ilustrações obscuras no estilo aquarela, trazem ainda mais magia ao longa. A forte e emocionante interpretação do jovem ator Lewis MacDougall (Peter Pan), que vive Conor, acompanhado pela atuação das talentosas atrizes Sigourney Weaver (Os Caça Fantasmas) e Felicity Jones (A Teoria de Tudo) nos envolvem de tal maneira, que é impossível não imergir em sua narrativa e não derramar lágrimas ao final do filme.

A trama não empolga no início, e pelo seu desenrolar é possível imaginar um desfecho clichê, no entanto a surpreendente virada no final nos leva a repensar em tudo que acabamos de assistir, e a constatar que nem sempre há mocinhos ou vilões, e que não é de sua avó que Conor precisa ser salvo.

Sete Minutos Depois da Meia Noite é principalmente uma história de beleza tocante, sensível, banhado à magia e ensinamentos oferecendo ao público muito mais do que se espera, sem deixar de lado a esperança de um futuro diferente. Sem dúvidas, é um filme magnifico que merece ser assistido no cinema.

 

Descrição:

Título: Sete Minutos Depois da Meia-Noite (A Monster Calls/EUA, Espanha, 2016)

Gênero: Fantasia/Drama

Duração: 1h 48m

Data de lançamento: 07 de outubro de 2016

Direção: Juan Antonio Bayona

Música composta por: Fernando Velázquez

Produção: Belén Atienza

Roteiro: Patrick Ness

Elenco: Lewis MacDougall, Sigourney Weaver, Felicity Jones, Toby Kebbell e Liam Neeson.

Trailer Oficial (YouTube): https://www.youtube.com/watch?v=G-gaFaGZEOo

Jennifer Larice

Repórter em Imprensa do Rock
Estudante jornalismo. Escrevo porque não sei desenhar.
Jennifer Larice

Últimos posts por Jennifer Larice (exibir todos)

Avatar

Jennifer Larice

Estudante jornalismo. Escrevo porque não sei desenhar.