CD Resenha: Deventter – Empty Set (2013)
No mês de Maio de 2013 a banda DEVENTTER lançou na íntegra o terceiro álbum de estúdio “Empty Set” ao qual você pode conferir a resenha logo abaixo. Contendo uma mistura incrível de vários gêneros musicais chegando até o principal da banda que é o Rock Progressivo apesar de não terem um rótulo. Umas das bandas promissoras do Metal Nacional, conseguindo críticas incríveis da mídia especializada, e uma ótima aceitação entre os fãs.
Rock Progressivo sem frescura! É o que mostra o novo trabalho da banda DEVENTTER. “Empty Set” foi produzido sem erro pelos braços de Adriano Draga e Brendan Duffey, sabendo definitivamente juntar tudo o que a banda mostrou em pauta na hora da gravação.
Sem deixar fugir do assunto a banda faz uma mistura incrível entre grunge, rock alternativo e claro o progressivo.
Sem introdução o que até estranhei já que toda banda atual faz uma introdução nem que seja de 30 segundos, o disco é aberto com “Old Major” que sem querer levei um susto na hora de dar o “play” por que fiquei distraído, faixa curta de 3 minutos mais que deixa memorizado dentro da sua cabeça o resto do dia o riff marcante que ela contém.
Logo após vêm as também marcantes “Popenstein”, “Blank Death” e “I-330” elas que já contam com uma pegada mais eletrônica da coisa, mas, nada muito exagerado o que é bom.
É CLARO! Todo álbum progressivo que se prese obrigatoriamente necessita de músicas com mais de 7 ou 8 minutos de duração e também estamos falando de “Same River”, “Progressive Disorder” e “Wallow In Nostalgia” que mostram o Rock Alternativo e mesclando até o estilo setentista. Pra finalizar o álbum a alegre e curta “Curtains Will Retreat”.
A banda tem um conceito incrível, não tem medo de juntar os estilos grunge e rock progressivo, eles não se rotulam, misturam o que bem entendem, e se continuarem assim vão realmente muito, muito longe. Uma banda gigantesca para o Metal Nacional.
Nota Final: 10
Formação DEVENTTER:
- Hugo Bertolaccini – Teclado
- Danillo Pilla – Guitarra
- Felipe Schäffer – Vocal
- Leonardo Milani – Baixo
- Caio Teixeira – Bateria
“EMPTY SET”
- Old Major
- Popestein
- Blank Death
- I-330
- Stains
- Yellow Paper
- In Limbo
- No… Deal
- 3 Bullets Left, 4 Enemies
- Blank Label
- Same River
- Progressive Disorder
- Wallow In Nostalgia
- Curtains Will Retreat
Victor Santos
- Resenha do debut autointitulado da RF Force – hardrock brazuca - 19 de janeiro de 2022
- Lives Rock&Metal Nacional: Tchaina entrevista Mercic - 5 de junho de 2021
- Metal Sem Fronteira: A Belga Primal Creation - 29 de maio de 2021