Resenha de CD | 2016: “The First Concept Project” – Eduardo Lira

O experiente guitarrista Eduardo Lira nos presenteia com seu primeiro trabalho solo, chutando a porta com muita competência e profissionalismo. Tudo isto fica estampado quando ouvimos este “The First Concept Project”! Músicas diversificadas, produção de cair o queixo e participações mais do que especiais dos baixistas Felipe Andreoli (Angra) e Andria Busic (ex-Dr. Sin).

Resenha por: Rogério Rezende
Nota: 9.5

“The First Concept Project” é um trabalho indicado para quem está familiarizado com música instrumental, o que torna muito seleto o público que irá consumir esta obra. Ainda assim, seu alto poder comercial pode quebrar diversos paradigmas, dentro de estruturas que bebem da fonte do Fusion, Jazz, MPB e Progressivo; tudo muito bem dosado e extremamente bem distribuído no decorrer do disco. A audição em nenhum momento me cansou, ainda que eu sinta sempre falta de um vocalista, todavia, suprido por excelentes instrumentistas, os quais abrilhantam ainda mais o conteúdo encontrado nesta bolachinha. Andreoli é um show à parte e quando se dá sua participação, fica muito evidente que estamos ouvindo o baixista do Angra. Ou seja, o cara tem mesmo a sua assinatura. Pelo mesmo caminho temos o Andria, que nos poupa de qualquer tipo de apresentação, por todo o seu legado deixado com o Dr. Sin. Trabalho digno dos grandes da música brasileira!

Eduardo Lira nos demonstra ser um músico bastante promissor, principalmente ao observarmos de perto a música “Catharsis”, que tem uma síntese muito bem aplicada do seu vocabulário musical. Por estas e outras, este carioca faz por merecer esta avaliação e a nota dada e, apenas para lembrar, não foi concedida por um profundo amante da música instrumental, mas que sabe reconhecer quando está diante de um diamante bruto, e que será lapidado com o passar dos anos.

Victor Santos

Victor Santos

Editor-Chefe em Imprensa do Rock
Victor Santos é editor-chefe do Imprensa do Rock e Diretor Geral do Programa Unimetal. Desde 2011, vem trazendo conteúdo de qualidade para os amantes da música e do cinema.
Victor Santos