Resenha de CD | 2016: “Santana IV” – Santana

Sabe quando de repente você ouve a notícia de que uma formação clássica de uma certa banda vai voltar e as expectativas simplesmente vão até o além? Então, foi esse mesmo pensamento que tive com o anuncio do retorno da formação clássica de Santana, com o novo álbum “Santana IV”.

Nota: 9,0
Resenha por: Victor Santos

Após 45 anos, o lançamento com músicas inéditas traz na formação os músicos: Carlos Santana (guitarra elétrica e voz), Gregg Rolie (teclados e voz principal), Neal Schon (guitarra elétrica e voz), Michael Carabello (percussão) e Michael Shrieve (bateria).

Blues, Rock e Salsa são os “tons” predominantes das músicas em “Santana IV”, com partes aceleradas, exemplo da segunda faixa do disco “Shake It”, que tem o som de guitarra característico do grupo.

Santana IV” vem fazendo sua referência ao tentar embarcar na era clássica da banda, lá a quase cinco décadas atrás. “Anywhere You Want to Go”, “Choo Choo” / “All Aboard”, “Freedom in Your Mind” com participação de Ronald Isley (The Isley Brothers), traz essas provas com muita facilidade, mas conforme os anos passam os músicos ganham suas maturidades e as mudanças mostradas em “Santana IV” são sensacionais.

Existem “faixas” e “faixas” neste disco, algumas entram no gosto do fãs na hora, outras demoram um pouquinho mais, por conter uma sonoridade fora do comum, mas que conhece a banda a alguns anos, sabe que isso na verdade é muito comum.

Quando uma banda está há quase cinco décadas fazendo um excelente trabalho através da boa música, podemos ver o quão sensacional é ser fã da boa e verdadeira música.

Santana IV” repertório:

  1. “Yambu”
  2. “Shake it”
  3. “Anywhere you want to go”
  4. “Fillmore east”
  5. “Love makes the world go round” (Feat. Ronald Isley)
  6. “Freedom in your mind” (Feat. Ronald Isley)
  7. “Choo-Choo”
  8. “All aboard”
  9. “Sueños”
  10. Caminando”
  11. “Blues Magic”
  12. “Echizo”
  13. “Leave me alone”
  14. “You and I”
  15. “Come as you are”
  16. “Forgiveness”
Victor Santos

Victor Santos

Editor-Chefe em Imprensa do Rock
Victor Santos é editor-chefe do Imprensa do Rock e Diretor Geral do Programa Unimetal. Desde 2011, vem trazendo conteúdo de qualidade para os amantes da música e do cinema.
Victor Santos