Os álbuns: Grande lançamentos, especulações e expectativas para 2017

Por Júnior Pontes

Afinal o que esperar do ano de 2017 para o mundo do rock’n roll e do heavy metal?

Grandes lançamentos nos aguardam, alguns já confirmados, saindo inclusive do forno logo nos primeiros meses do ano, outros em fase de produção e muitas especulações. Visando levar ao conhecimento de todos, preparamos este artigo para trazer à tona grandes discos que agraciarão nossos ouvidos ou não, mas que são aguardados por muitos.

Um álbum a caminho das lojas é o “The Great Momentum” do EDENBRIDGE, disco este que será seu nono da carreira, após um hiato de 4 anos a banda retornará, e ainda gerando expectativas nos fãs do metal sinfônico com vocal feminino, aguardemos para que traga algo de novo, mas com a inspiração dos dois primeiros álbuns, “Sunrise In Eden” 2000 e “Arcana” 2001.

A lendária banda alemã ACCEPT, se estabilizou com a entrada do vocalista Mark Tornillo, e após um hiato de 14 anos, lançaram o grandioso “Blood of the Nations” e de lá pra cá foram três lançamentos seguidos e em 2017 todos esperamos que um novo clássico esteja a caminho. Ainda sem nome e capa.

Trey Azagthoth o cara por de trás do MORBID ANGEL deve retornar a cena em 2017, causando grande expectativa aos fãs do Death Metal, após longos 6 anos podemos ter acesso quem sabe a um novo petardo dos vovôs da Flórida, apesar de que neste meio tempo, entre o último disco “Illud Divinum Insanus” e o atual momento, a banda sofreu uma debandada, onde o baixista/vocalista David Vincent e principalmente a lenda da bateria Pete Sandoval deixaram a banda, porém Trey em 2015 voltou a trabalhar com o vocalista Steve Tucker e anuncio para 2017 um possível lançamento.

Os alemães reis da cerveja, o TANKARD com sua regularidade e capacidade deve retornar com um novo disco de estúdio no próximo ano, desde a estréia em 1986 com “Zombie Attack” a banda que faz um Speed/Thrash Metal não parou de lançar discos, então prepare sua caneca e divirta-se.  O álbum, ainda sem título, está planeado para sair durante o próximo ano através da Nuclear Blast.

Ainda do pessoal do Thrash Metal, tem o OVERKILL que nos blindará com “The Grinding Wheel” percebe-se que 2017 será um ano recheado de lançamentos nesse segmento.

Após o fantástico “Inked In Blood” de 2014 os americanos do OBITUARY prometem voltar em 2017, dessa forma quase tendo como certo que as 4 principais bandas da Flórida de Death Metal deverão ter álbuns lançados em 2017, essas que além da já citada MORBID ANGEL, o CANNIBAL CORPSE  e DEICIDE também devem ter seus discos nas lojas no ano que vem.

Agora é a vez do Hard Rock que vem representado pelo GOTTHARD, os suíços que mesmo após a trágica morte do vocalista Steve Lee, se reergueram e continuam na ativa, em 2012 estreou nos vocais o ótimo Nic Maeder, dono da voz no álbum “Firebirth” e o magnifico “Bang” de 2014, a trupe chegará no inicio do ano com o aguardado “Silver” que se estiver balanceado entre os dois últimos discos, já deverá ser muito bom.


Finalmente eu chego ao TOP 10 (claro que é apenas uma opinião pessoal), dos álbuns mais aguardados ou especulados para o próximo ano. Ainda com título provisório “The Judas Goat” deverá ser o nome do disco do ICED EARTH, que será o terceiro álbum tendo como “frontman” o vocalista Stu Block, aliás, falando em vocalistas, nunca uma banda foi tão bem sucedida em trocas de vocais como o ICED EARTH, que já teve os brilhantes Matt Barlow e Tim Owens e ainda conta com o único membro original o guitarrista Jon Schaffer, esperamos ansioso pelo lançamento e quem sabe uma nova turnê por terras Brasileiras. Ainda sem capa divulgada.

ALISSA, a musa Alissa White-Gluz, vocalista da banda ARCH ENEMY, lançou na mídia que no próximo ano deverá lançar seu primeiro álbum solo, e logo causou grande ansiedade curiosidade na geral, os fãs da sua antiga banda THE AGONIST, deverão matar a saudade dos vocais limpos da bela. Ainda não se sabe ao certo qual será o direcionamento, mas que não vemos a hora de estar na prateleira, isso não vemos. Talvez hoje a maior vocalista dentro da cena, vamos esperar, pois ALISSA é sinônimo de ótimo trabalho.

Os californianos do EXODUS cogitam trazer a cena um novo álbum, sucessor do excelente “Blood In, Blood Out” de 2014, talvez a banda que nos últimos dez anos vem tendo os lançamentos de maior qualidade entre as chamadas “grandes”do Thrash Metal, e obviamente isso causa grande expectativa para o próximo passo.

Especulasse que a Estadunidense TRIVIUM com seu metal moderno de alta qualidade, saia do forno com um novo álbum, após o controverso “Silence in the Snow” 2015, Matt Heafy e toda a trupe volte a lançar um disco que seja tão aclamado como “Shogun” 2008 ou “In Waves” 2011, sabemos a qualidade da turma, fato que já foi provado anteriormente e trata-se de uma banda espetacular ao vivo, quem sabe eles acertam a mão novamente.

Uma das bandas que os fãs mais aguardam um novo álbum é o CRADLE OF FILTH, mesmo a banda tendo lançado um disco em 2015, o já esquecido “Hammer of the Witches” já passou da hora de Dani Filth, mostrar aos fãs algo grandioso, e faz tempo que vimos isso pela última vez. Isso foi lá no longínquo “Nymphetamine” 2004, talvez isso se deva a debandada que o grupo sofreu após este disco, mas Dani é um ótimo musico e deverá recolocar o CRADLE OF FILTH novamente na cena.

O ARCH ENEMY é outra grande banda que deve ter um lançamento em 2017, hoje talvez com uma das maiores formação do metal na atualidade, formada por Alissa White-Gluz nos vocais, Michael Amott e Jeff Loomis nas guitarras, Sharlee D’Angelo no baixo e Daniel Erlandsson nas baquetas, o grupo teve que superar a “saída” da vocalista Angela Gossow, que hoje cuida da parte administrativa da banda. Então o mentor Michael Amott viu em Alissa, com indicação da própria Angela, aquela que seria a nova voz do ARCH ENEMY, então veio o aclamado “War Eternal” 2014, superando todas as expectativas e dúvidas em torno da nova voz. Assim como Michael Amott é genial, Alissa também é igualmente, e com certeza o ARCH ENEMY ainda alcançará voos mais altos.

Talvez o álbum mais esperado de 2017, ainda é apenas rumor, trata-se do novo disco do DIMMU BORGIR, a banda Norueguesa que hoje traz o título de maior banda de Black Metal, “Abrahadabra” foi lançado em 2010, estamos indo para sete anos que este disco chegou aos nossos ouvidos. Então acredito que por tudo que a banda já fez e pelo hiato, este seja o álbum que mais vamos torcer para ver a luz do dia, ou as trevas da noite.

Deixei o top 3 apenas para bandas que já tem seus lançamentos confirmado. Caso esse do KREATOR que chega destruindo tudo com “Gods of Violence”, aliás a faixa titulo do disco, juntamente com “Satan is Real” que são musicas de trabalho, já mostram que o álbum será tão grandioso quanto o já clássico “Phantom Antichrist” 2012, foram cinco anos de esperava, mas parece que valerá muito a pena.

Os Suecos do PAIN OF SALVATION com “In the Passing Light of Day” vão dar as caras logo no início do ano, trabalho esse que está gerando muita, mas muita expectativa, tendo em vista que os últimos lançamentos foram cercados de controvérsia apesar da competência de sempre. “Meaningless” primeiro single mostrou um alto padrão de qualidade, misturando peso, genialidade e muita musicalidade. Agora é esperar pelo álbum num todo, pois quando se trata de Daniel Gindenlow, coisa boa esta por vir ai.

SEPULTURA do Brasil, sim nosso patrimônio musical, chega em janeiro aterrorizando a cena Thrash Metal, se “The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart” 2013, causou o caos, sendo  aclamado mundo afora, podemos esperar em “Machine Messiah” um grande disco. Preparem seus ouvidos e vamos torcer para que as especulações se concretizem e os lançamentos confirmados, sejam verdadeiros clássicos.

Revisão: Paula Alecio

  • Victor Herculano

    Ótima lista, faltou o do Xandria tbm amigão, é um álbum que eu estou aguardando mt kk.