METAL SUL FESTIVAL: Edição de Caxias do Sul apostou na inovação e interatividade com o público Heavy Metal

Nos dias 18 e 19 de agosto a cidade de Caxias do Sul recebeu a primeira parte do METAL SUL FESTIVAL, evento realizado pela Kunst Empresa de Cultura e financiado pelo PRÓ-CULTURA RS – Fundo de Apoio à Cultura.

O projeto, inédito em sua área, recebeu incentivo público através de edital da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, destacando o pioneirismo de um evento deste porte e estilo ao receber apoio público.

O Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho recebeu shows de cinco bandas da região metropolitana, o que acabou sendo uma peculiaridade de todo o projeto, devido à proposta do edital em contemplar as nove Regiões Funcionais de Planejamento do Rio Grande do Sul, ou seja, coube ao METAL SUL FESTIVAL levar bandas de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Esteio para a Serra Gaúcha, proporcionando um intercâmbio musical muito forte. Além das apresentações das bandas Leviaethan, Losna, Rebaelliun, Carniça e Initiate Decay, o Ordovás ainda contou com bate-papos com Maicon Leite, Luis Carlos Peretto e Ulisses da Motta.

Para Cláudia Kunst, “a edição de Caxias do Sul do Metal Sul Festival surpreendeu em todos os sentidos. Pela primeira vez, na história do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, se financiou um festival deste gênero musical”. Além dos shows monumentais, destaca-se também a energia e interatividade entre os apreciadores do Heavy Metal e entusiastas da cultura criativa, tendo crescido um debate positivo de que é possível fugir da obviedade e partir para a inovação. Cláudia completa: “A repercussão que estamos tendo desta edição, realmente nos faz perceber o quanto o estilo Heavy Metal é respeitado e faz jus a toda justificativa que fizemos em torno do edital para que ele fosse aprovado. Estamos trabalhando duro para a edição de Bento Gonçalves, que acontece em setembro. E prover um festival de quatro dias, em duas cidades, com uma programação com dez bandas, palestrantes e ainda um arranjo orquestral feito especialmente para este evento não é pouca coisa, mas é totalmente possível”.

Depoimentos dos músicos

Flávio Soares (Leviaethan)
Evento muito bom e muito bem organizado, mas achei que teria mais público. Entendo que o horário cedo ainda não é nossa cultura, mas acho que o público tem que se esforçar para prestigiar um evento dessa magnitude. Espero que em Bento Gonçalves o povo apareça e prestigie TODAS as bandas, inclusive apoiando no que for possível, principalmente na compra de merchandising.

Tiago Vargas (Initiate Decay)
Sensacional, fantástico, excelente e extraordinário seriam as palavras mais próximas da sensação que o evento nos causou. Não apenas para as bandas, mas também para o público, para os palestrantes… Todos! Justifico meus adjetivos dizendo que não houve absolutamente NADA que deixou a desejar. Entende? Nada! Sonorização, palco, bandas, público, interação, local do evento, palestras, infraestrutura… Tudo perfeito! O público Metal merecia um evento assim. Deixaria uma mensagem a todos headbangers, aos que foram no evento, aos que não foram, aos que não puderam ir, aos que estavam longe, enfim… Vocês não estão sozinhos. Há muitas “frentes” abertas querendo fomentar, promover, cultivar e manter nosso fantástico gênero musical em constante movimentação. Jamais vão manipular nossa imagem com intenções comerciais, pois somos uma cultura independente, somos autênticos, não somos suscetíveis a modas, somos a “prova de modas”. Ser o que somos é ter atitude! O Metal, na verdade, nunca deixou de existir (e nem nunca deixará!). Talvez houvesse momentos menos latente, mas sempre esteve e estará vivo e presente.

Débora Gomes (Losna)
O Metal Sul Festival foi uma tremenda quebradeira! Tudo estava nos trinques para as bandas subirem ao palco e arrasarem. Comovente ter acontecido isso aqui dentro do nosso país, lá dentro do Teatro Ordovás parecia evento gringo, literalmente! Tinha um palco enorme, amplificadores e cabeçotes maravilhosos, bateria “de prima”, luzes e máquina de fumaça! Foi uma tremenda honra para a Losna receber o convite para participar de algo tão inovador e recompensador, elevando o espírito do Metal à essa magnitude e confraternizando com os “metalheads” fantásticos da serra gaúcha! Foi um showzaço histórico, onde tudo ocorreu perfeitamente bem. A organização do evento não poupou esforços e sua expertise demonstra que tudo deu certo porque foi mesmo Metal na veia! Fruto de muita batalha pela cena underground brasileira!

Marlo Lustosa (Carniça)
Evento sensacional! Estrutura gringa tanto no equipamento como local e equipe, tratamento ímpar para as bandas! Serve de exemplo para quem produz shows de Metal e Rock… Estou feliz demais por fazer parte de tudo isso!

Lohy Silveira (Rebaelliun)
O evento de Caxias deve servir de exemplo pra outros estados e regiões do Brasil. Definitivamente uma vitória pro Heavy Metal e a música pesada. A estrutura, organização, e equipe do festival e do local do evento estão de parabéns! Fora o público que compareceu e mandou uma energia muito boa em todas as programações. Prova mais uma vez que a união faz a força.

Em setembro será a vez de Bento Gonçalves receber o festival

Em setembro, nos dias 15 e 16, a Rua Coberta, em Bento Gonçalves, receberá mais shows, palestras, bate-papos e exposições, encerrando a programação com a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo interpretando clássicos do Rock/Metal mundial ao lado dos consagrados vocalistas Izmália e Sandro Seixas. Doc Jones, A Sorrowful Dream, Bloodwork, Piangers & Seixas Inc. e Distraught serão responsáveis pela destruição sonora, enquanto Ricardo Finocchiaro Bolsoni, Frank Jorge, Vandi Hard, Nayane Bragança, Cláudia Kunst, Eduardo Pisca, Rafael Giovanoli e Marcos Miller comandarão bate-papos, desfiles e exposições.

Confira a programação completa:
https://www.facebook.com/events/178475539354598

Contatos:

Facebook: www.facebook.com/metalsulfestival
Instagram: https://www.instagram.com/metalsulfestival
E-mail: metalsulfestival@gmail.com