Macacos da Manchúria: Entenda o conceito de “Bessa”, baseado em obra de escritor albanês

Composto de oito faixas, o debut da banda MACACOS DA MANCHÚRIA, intitulado “Bessa”, traz não apenas um Death/Doom Metal moldado nas origens do estilo, mas também uma abordagem temática diferenciada, uma característica que insere Alexandre Paloschi (vocais, guitarras e programação de bateria) e seu irmão Henrique Paloschi (baixo e guitarras) num patamar elevado na cena brasileira. O conceito da música “Bessa” foi retirado do livro “Abril Despedaçado”, do escritor albanês Ismail Kadaré. Trata-se da história de um jovem, Gjorg Berisha, envolvido na longa tradição de lavar-se a honra familiar com sangue. Após o assassinato de seu irmão mais velho por um membro de uma família rival, ele leva a cabo a própria obrigação de matar o assassino de seu irmão e “aproveita” seus últimos trinta dias de vida (Bessa é a trégua que o clã adversário concede antes de colocar Gjorg sob a mira de um rifle). No livro, a camisa estendida, banhada de sangue, é o lembrete para a família de que o sangue derramado precisa ser vingado.

Apesar do tema trágico, a produção da arte do álbum foi bastante divertida. Como foi tudo feito de forma caseira, a banda afirma que teve de aprender a produzir sangue cenográfico, furos de bala, encontrar uma boa locação para a foto e torcer para o tempo cooperar. No final das contas, segundo a banda, o resultado ficou além das expectativas, tudo a cargo do excelente trabalho do fotógrafo Henrique Mangeon (https://www.instagram.com/henriquemangeon). O livro também inspirou o filme homônimo realizado pelo diretor brasileiro Walter Salles em 2001 e adaptado por Karim Aïnouz, onde a ação se desenrola no espaço rural brasileiro, tendo como ator principal Rodrigo Santoro. 

Ouça “Bessa” no YouTube:

Ouça “Bessa” no Spotify:

Créditos da foto: Divulgação

Contatos:

Bandcamp: https://macacosdamanchuria.bandcamp.com 
YouTube: https://bit.ly/MacacosDaManchuria
Facebook: https://www.facebook.com/macacosdamanchuria
Instagram: https://www.instagram.com/macacosdamanchuriaoficial
E-mail: macacosdamanchuria@gmail.com
Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br

Maicon Leite

Maicon Leite

Assessor de imprensa com a Wargods Press, co-autor do livro "Tá no Sangue! - A História do Rock Pesado Gaúcho" e colaborador da Roadie Crew