Lacrimosa: Tilo emociona ao cantar sobre muletas em São Paulo

Lacrimosa - Por: © Thiago Almeida.

Na última terça-feira (8/12/2015) a banda Lacrimosa aporta em São Paulo para sua única apresentação brasileira, realizando assim seu quinto show pelo país. No Carioca Club, casa de shows localizada em Pinheiros, que já está se consolidando como a casa que divide o rock com o samba e o pagode, harmonicamente.

Ainda promovendo o álbum “Revolution”, lançado em setembro de 2012, o grupo prometeu e cumpriu a tarefa de reviver grandes momentos de sua carreira. O show faz parte da turnê “Unter Weltz”. A banda também comemorou 25 anos de formação e divulgou o novo trabalho “Hoffnung” (Esperança) – 2015. Faltando apenas 10 dias para seu início, Tilo Wolff – líder da banda –  postou na página oficial do Lacrimosa que havia sofrido um acidente e quebrou seu pé esquerdo. Mas não cancelaram a turnê.

A banda teve inicio em 1989, fundada pelo performático vocal e multi instrumentista Tilo Wolff. Em 1993 a finlandesa Anne Nurmi une-se a banda nos vocais e teclados. Quase todas as letras de suas canções são escritas em alemão,o que torna a banda única,  mas a partir do álbum “Inferno” passou a contar com letras em inglês e em finlandês. Os principais temas abordados por Lacrimosa são a solidão, tristeza e amor. Agradam muito aos fãs de fãs de gothic metal, darkwave e metal sinfônico.

O show teve inicio com alguns minutos de atraso, o palco estava organizado com adornos de panos brancos nos instrumentos, que foram melhorados pelo jogo de luzes, e que criou uma atmosfera única no palco.

Ao som de “Lacrimosa Theme”, um a um os integrantes entram no palco, Tilo vem por último. Abrem com ” Der Kelch der Hoffnung”. A casa que estava um tanto quanto vazia, acredito que pelo show ter sido em dia de semana, o que dificulta muito a presença dos trabalhadores e estudantes… Mas os fãs que lá estavam não deixaram por menos, já no primeiro som, encheram seus balões brancos com o logo da banda pintados a mão, cada um do seu geito, saudando a banda. Foi a bonito de ver. Após as três primeiras músicas, Tilo agradece pela presença de todos, manda o “obrigado” gringo, e anuncia que o show será um passeio pela história da banda, que esta comemorando 25 anos de carreira.

Apesar de sua famosa performática movimentação pelo palco estar comprometida, Tilo não deixa a peteca cair, mostrando toda a potência de sua voz e sua paixão pelo que faz, transpassar pela sua demonstração de carinho pelo público. Muitos obrigados, muito sorriso e simpatia no palco.

Anne manda muito nos teclados, e faz a alegria dos fãs quando vai para os vocais. Aliás, houveram algumas trocas de vocal e teclado entre ela e Tilo, como em “If the World Stood Still a Day”, que se movimentando de muletas pelo palco, fez emocionar muitos fãs.

Antes de finalizar o show, Tilo faz um discurso sobre como o Lacrimosa é importante em sua vida, e como os problemas nos influenciam. Poético, ele diz que achamos sempre ser menores que pensamos, e que dependemos de nossas escolhas, que tudo depende do ponto de vista.

Notou se algumas dificuldades no som, o vocal de Anne estava comprometido, muito baixo quando ela fazia os backing tracks, tiveram microfonias no vocal de Tilo, mas nada comprometeu o show.

No final, fizeram um show muito emocionante, recheado de clássicos, embelezado pelo pessoal do fã clube Lacrimaníacos . Os fãs pareciam não ter acreditado que tinha acabado.

Lacrimosa retornou ao Brasil em Dezembro para única apresentação, em São Paulo, no Carioca Club e apresentou a “UnterWelt” Tour. Confira a galeria de fotos do show pelo nosso fotógrafo Thiago Almeida.

A banda formada por Tilo Wolff (Vocais, Teclado), Anne Nurmi (Vocais, Teclado), Yenz Leonhardt (Baixo, Vocais), Henrik Flyman (Guitarra), Jay P. (Guitarra) e Julien Schmidt (Bateria) realizaram a turnê de divulgação do mais recente álbum “Hoffnung” de 2015.

Lacrimosa @ SP - 08/12/15

Victor Santos

Victor Santos

Editor-Chefe em Imprensa do Rock
Victor Santos é editor-chefe do Imprensa do Rock e Diretor Geral do Programa Unimetal. Desde 2011, vem trazendo conteúdo de qualidade para os amantes da música e do cinema.
Victor Santos