Helloween @ Espaço das Américas – São Paulo/SP (29/10/2017)

Helloween : todas as fases no mesmo lugar, ao mesmo tempo!

O que dizer desse ano ein metaleiros(as)? Muitas bandas passaram por São Paulo, e pelo País. Muita coisa rolou e muitas inda virão.

Tínhamos iniciado o ano imaginando como seria essa reunião histórica dos vocalistas de uma das maiores bandas de power metal. Banda essa, fundada em um dos Países onde o metal escorre pelas veias de seus habitantes, onde um dos maiores festivais do gênero ocorre ha muitos anos – WACKEN – Lógico, estou falando da Alemanha.

Com o queridinho Michael Kiske de volta para a tour do EP Pupkins United, ainda conta com: Andi Deris (vocal), Dani Löble (bateria), Sascha Gerstner (guitarra), Michael Weikath (guitarra) e Markus Grosskopf (baixo), sendo esses dois últimos membros fundadores, junto com Kai Hansen e Ingo Schwichtenberg (falecido). É considerada por muitos como a criadora do power metal. Influenciou bandas como Angra, Hammerfall, Edguy, Sonata Arctica, entre outras.

Bom, vamos partir para o show.

Juninho Carelli entra agitando todo mundo e anunciando a gravação do dvd

pedindo para gravar umas cenas com a turma, a primeira sera com palmas, seguida com gritos. Depois ela fala para o pessoal para soltarem os balões laranjas na primeira música, por causa da filmagem.

Agora a imaginação se torna realidade. Na platéia, os ávidos fãs, esses que acompanharam as fases da banda e agora se deparam com elas no mesmo palco… na mesma noite. Os ingressos se esgotaram, o espaço das américas estava entupido.

20 min antes do horario e o espaço das américas já está em polvorosa lotadasso. Foi bem difcil chegar até a entrada, as ruas no entorno estavam povoadérrimas com a nação metaleira.

Nessas horas fico pensando- como podem dizer que não tem publico?

Ao som de “Let me entertein you”, o palco fica preto, e a espera parece achar seu fim.

Arrebentam os ouvidos com o hino “Halloween” seguindo com “Dr Stein”. Andi e Kiske detonam no palco e pedem pra galera participar como a 10 anos atrás, quando eles gravaram outro DVD por aqui. Seguem com “I’m alive”,  Andi pega o mic e promete que ira cantar algo em português da próxima vez. E introduz o que ele chama de musica para as meninas (o que será que ele quis dizer com isso ein?) “If I Could Fly” que começa com o playback do teclado, mas segue muito bem, Andi abusa do seu vocal mais grave, na maior parte do som. Subindo muito no refrão e finalização.

Sr. Detonator (Bruno Sutter) estava lá no meio da galera, para curtir junto com os fãs. Outra figura que avistei por ali foi Sr. Warrel Dane, que estava causando com sua máscara dos jogos mortais, no espírito do Halloween.

Seguem com a porrada “Are you metal?”. Falando um pouco do palco: belas montagens nos telões, o palco também estava show, com uma arte imitando uma risada dessas que fazem nas abóboras, ornamentando ao redor da bateria. Aliás, alguém reparou na bateria? 4 bumbos e caixas voadoras… eitah.. muita ostentação ein Sasha!

“Rise and Fall” kiske no palco, eita voz fudida de boa. Impressionante como a galera interage e canta junto com o Helloweeen. Seguem com “Waiting For The Thunder”, com Andinos vocais, contaram também com os backings da galera toda. O som tá maravilhoso. Andi põe uma cartola preta e um a jaqueta de paetê preta toda brilhante para executar “Perfect Gentlelman”, e nessa brinca com o kiske sobre quem é o perfeito no palco, acabaram concluíndo que os dois são.

Hansen aparece para sua contribuição, para executar o pot-pourri cantando o inicio do som “Starlight / Ride the Sky / Judas / Heavy Metal (Is the Law)”.

O som sumiu. Eles continuaram tocando sem perceber o ocorrido.

A galera começou a mostrar o sinal de que tinha dado ruim, até que eles entenderam e deixaram o palco. Após alguns minutos, Hansen volta com o som desde o começo, pedindo desculpas. Mas… voltou a parar de funcionar. Após uns 10 minutos de espera, voltaram e finalmente rolou.

Kiske pega o mic e diz que eh uma das antigas do álbum Seven keys, e para delírio do povo, manda com impecável voz: “A Tale That Wasn’t Right”. Hansen brinca com o kiske colocando a guitarra nas costas. Em seguida temos a poderosa “I Can”, que cede espaço para o clássico solo de bateria. Com direito a jogo de luzes e tudo, a homenagem à Ingo (falecido baterista fundador da banda), com imagens dele no telão, e o novo batera Dani, imitando suas performances no palco. Ingo some do telão, e Dani manda ver em sua performance no palco. Belo solo, linda homenagem, que foi muito aplaudida pela galera.

Andi fala que cantará uma das antigas e diz que vai fazer a pergunta que ele não se cansa de fazer: vocês tem poder suficiente?

E manda outro dos hinos: “Power”. Em seguida: “How many tears”, onde os três guitarristas se colocam no centro do palco detonando nos riffs, e a parte melódica ficou linda com a harmonização das três fly in v, nesse som fizeram uma bela apresentação, super teatral.

Uma breve saída do palco, e ele se apaga. Minutos depois eles voltam com “Egle Fly Free”, onde kiske mostrou a potência do seu vocal . Mais uma saída rápida e a galera entoa o …ole ole ole ole kiskeee kiskeee. O solo de guitarra introduz a potente “Keeper of the Seven Keys”, o povo pula e canta junto. Com essa, fecham a primeira parte do show.

O bis tão aguardado pelos fãs que gritam Hellloween chega, e põe o palco abaixo com a dobradinha que se eternizará: “Future World” e “I Want Out”.

Que espetáculo minha gente. Um belo show, construído único e exclusivamente para os fãs atemporais dessa grande banda. Parabéns pela produção e pela humildade dos vocalistas que fazem parte da história do power metal, e que agora marcam a vida dos seus inúmeros seguidores com a bela turnê conjunta.

SET LIST

  1. Let me entertein you
  2. Halloween
  3. Dr Stein
  4. I’m alive
  5. If I Could Fly
  6. Are you metal?
  7. Rise and Fall
  8. Waiting For The Thunder
  9. Perfect Gentlelman
  10. Starlight / Ride the Sky / Judas / Heavy Metal (Is the Law)
  11. Forever and One (Neverland)
  12. A Tale That Wasn’t Right
  13. I Can
  14. Drum solo
  15. Livin’ Ain’t No Crime / A Little Time
  16. Why?
  17. Sole Survivor
  18. Power
  19. How many tears
  20. Egle Fly Free
  21. Keeper of the Seven Keys

Encore
Future World
I Want Out

Fotos: Jair Gomes e

 

Paula Alecio

Paula Alecio

Diretora, redatora e Apresentadora do Unimetal em Imprensa do Rock
Paula Alecio