Entrevista IDR: Matanza; papo com o baterista Jonas Cáffaro

O Matanza é uma banda extremamente bem sucedida no cenário do rock nacional. Ao todo, até o momento, são aproximadamente 18 anos de carreira, sete álbuns de estúdio (contando com o mais recente “Pior Cenário Impossível”, 2015) diversos shows realizados anualmente, donos de festival que abre portas para diversas bandas nacionais anualmente se apresentarem em local adequado e para um público sensacional. E ah, também são donos de marca de cerveja.

A Imprensa do Rock foi atrás e conseguiu entrevistar o baterista Jonas Cáffaro através daquele papo sobre a repercussão de “Pior Cenário Impossível”, a produção, qual a música que seria considerada o novo hino da banda, entre muitas outras coisas. Lembramos que a banda realizará show em Osasco, São Paulo, no próximo dia 23 de agosto, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso e estarão apresentando junto das músicas novas o baixista Dony Escobar.

Entrevista com o baterista Jonas Cáffaro

Jonas Cáffaro (Baterista) - Matanza - Foto por: © Arthur Henrique

Jonas Cáffaro (Baterista) – Matanza – Foto por: © Arthur Henrique

Vocês estão a todo vapor trabalhando na divulgação do novo álbum “Pior Cenário Possível”, como está sendo a repercussão e o que esperam de resultado para esse disco?

Jonas: Primeiramente, obrigado pelo espaço! Segundamente, a repercussão tem sido muito boa! Tanto nos shows, vendo a galera cantar, quanto na internet, os pedidos de música nova e os trechos que postam no facebook. Ficamos amarradões, claro. É sempre bom ver várias pessoas de idades e contextos diferentes cantando as maluquices que o Donida escreve, ainda mais o material novo, que na minha opinião tá dos melhores na carreira da banda.

Podem comentar um pouco sobre a produção de “Pior Cenário Possível”, sabemos também que cada música foi gravada com todos os instrumentos de uma só vez. Como foi isso?

Jonas: Essa é uma idéia com a qual viemos trabalhando nos dois últimos discos e é realmente muito impactante no resultado final. Depois que acertamos os arranjos, ensaiamos até não aguentar mais e gravamos como se tivéssemos ensaiando. Ganhamos em entrosamento, groove (groove do Matanza, né… nada a ver com black music, apesar de gostarmos muito também) e tempo também. A gravadora adora, já que enchemos menos o saco deles no estúdio.

Das músicas inéditas de “Pior Cenário Possível” qual vocês acham que será o novo clássico e por quê? (Lembrando de canções como “Bom É Quando Faz Mal”, “Pé Na Porta E Soco Na cara”, entre outras).

Jonas: Cada um tem sua música preferida do disco. Eu gosto muito de “Sob A Mira” e “A Casa em Frente ao Cemitério”, mas nos shows a resposta vem sempre em “A Sua Assinatura” e “Matadouro 18”, por exemplo. Mas essa resposta só o tempo dirá.

Em agosto estarão tocando no Cento de Eventos Pedro Bortolosso, em Osasco, quais as novidades ao vivo que os fãs podem ansiosamente aguardar?

Jonas: De novidade mesmo só as músicas novas e nosso novo baixista Dony Escobar, porque de resto é o bom, velho e fedorento Matanza. Uma música atrás da outra sem parar até um alguém pedir penico.

A prefeitura de Osasco abriu uma oportunidade aos músicos de bandas independentes da região de poderem realizar a abertura do show no dia 23 de agosto, o que acham disso?

Jonas: É uma atitude de respeito que deveria ser tomada pelo poder público em todas as esferas. Música é cultura e cultura é fundamental na criação do ser humano.

Existe possibilidade de gravação de um novo DVD após o lançamento do novo disco ou material extra, o que a banda está planejando para os próximos meses referente a turnê de “Pior Cenário Possível”?

Jonas: Pensamos em um DVD sim, mas é só uma idéia por enquanto. A turnê do disco novo tá rolando, temos Matanza Fest nos planos também, queremos passar pelo máximo de lugares possível como de costume.

Agradecemos a belíssima atenção da banda para a Imprensa do Rock e gostaríamos de deixar esse espaço para a banda comentar o que quiser entre novidades, recados, elogios, seja lá o que for. Até a próxima!

Jonas: Valeu galera da Imprensa do Rock, esse foi o Matanza! Ouçam o disco novo, entrem no nosso site (www.matanza.com.br) pra saber dos shows, sejam responsáveis, mas às vezes não… abraços!

Victor Santos

Victor Santos

Editor-Chefe em Imprensa do Rock
Victor Santos é editor-chefe do Imprensa do Rock e Diretor Geral do Programa Unimetal. Desde 2011, vem trazendo conteúdo de qualidade para os amantes da música e do cinema.
Victor Santos