Edgar Scandurra revela bastidores da criação de hits do Ira! na série “Gugacast Letra & Música”

Foto: Diego Andrade
Guitarrista fala também sobre o punk-rock brasileiro dos anos 1980 e da música eletrônica que foi sua inspiração na década seguinte

Edgar Scandurra, fundador, guitarrista e compositor do IRA!, é o convidado de Guga Mafra para o sétimo episódio da série “Gugacast Letra & Música”. Artista consagrado por seu estilo único em solos de guitarras, grooves e muitos hits, Edgard é uma unanimidade entre público, crítica e artistas das mais diversas cenas musicais do Brasil. Canhoto, que não inverte as cordas para tocar, começou bem criança, com 5 anos, e nunca mais parou. Aos 15 anos já liderava a banda de punk-rock Subúrbio, que, mais tarde, virou o IRA!, grupo seminal do rock brasileiro dos anos 80. Ainda naquela década, foi baterista da banda Mercenárias, referência no punk-rock underground. O conteúdo do podcast estará disponível para os ouvintes a partir do próximo domingo, dia 15 de setembro.

Durante o bate-papo, Scandurra revelou os processos da criação de hits como “O Girassol” e “Eu Quero Sempre Mais”. Também fala sobre a cena da música eletrônica nos anos 90, que inspirou seu álbum solo Benzina, além de esclarecer porque o Ira! não toca mais a música “Pobre Paulista”.

Atualmente, o Gugacast tem 70 mil ouvintes em cada programa semanal. O podcast lançado em 2016 é apresentado no melhor estilo talk show. Foi o primeiro de língua portuguesa no Spotify e liderou os acessos dentro desse segmento na plataforma em 2017. Seus programas estão entre os mais acessados do Brasil, tanto no Spotify quanto na Apple.

Sobre o Gugacast
O Gugacast é um dos maiores podcasts do Brasil. Trata-se de um talk show no qual ouvintes contam histórias épicas da sua vida, que são narradas e comentadas pelo apresentador Guga Mafra e seus convidados, que também participam de jogos e muitas vezes vêm pessoalmente revelar seus “causos”. O programa existe desde 2016 e está em sua quarta temporada como um fenômeno de audiência na internet, acumulando mais de 7 milhões de downloads e figurando frequentemente no Top-3 de acessos da Apple e do Spotify, plataforma na qual foi o primeiro podcast brasileiro. O programa conta ainda com a participação de Rafael Mafra, responsável pela seleção das histórias do programa, e Caio Corraini, que cuida da edição dos episódios.

Sobre Guga Mafra
Jornalista de formação, Guga Mafra construiu carreira na publicidade online e é amplamente reconhecido pela forma como aliou inovação e estratégia à criação de conteúdo voltado ao universo digital. É um dos empreendedores pioneiros da podosfera brasileira e trouxe os maiores anunciantes do Brasil para o meio, ajudando marcas a criar conteúdo nos principais programas do País, como Nerdcast, Braincast, Não Ouvo, entre outros. Atualmente, ele apresenta o Gugacast e atua também como consultor para start-ups, além de investir em empresas de produção e tecnologia voltadas para o segmento. Anteriormente, comandou a boo-box/ftpi, uma das maiores redes brasileiras de comercialização de publicidade na internet. E também foi CEO da Amazing Pixel, network de produção e comercialização de vídeos no YouTube.

Leca Suzuki
Avatar

Leca Suzuki

Bacharel em Rádio/ TV. Amante da fotografia e da boa música. "A música é o verbo do futuro." (Victor Hugo)