David Garrett: mostrando que é possível misturar rock e clássico

david-garretDiferentes melodias e arranjos agregados na música clássica, transformou-a num estilo contemporâneo e popular, conquistando cada vez mais fãs e adeptos mundialmente. Prova disso, foi ver o público que lotou o Espaço das Américas, na noite chuvosa da última sexta-feira, 24, em São Paulo, para prestigiar David Garrett, prodígio violinista alemão, que trouxe, pela primeira vez ao país, sua “South America Tour”.

Enquanto sua banda estava a postos no palco, pontualmente às 22h, David Garrett, portando seu violino, fez uma entrada triunfal em meio à plateia, caminhando até o palco, cercado por seguranças. Trajando figurino despojado, com calça jeans e camiseta, executando um medley de abertura, composto por “He’s a Pirate / Smooth Criminal / Smells Like Teen Spirit / Walk This Way“, seguida de “Baila Me“, um cover do grupo musical francês, Gipsy Kings.

Na sequência, David saudou o público com belo português, visivelmente ensaiado e carregado de sotaque, mas suficiente para encantar a todos, principalmente o público feminino. No repertório, o violinista fez uma viagem, entre Pop/Rock, clássicos da música erudita e até Heavy Metal!

Músicas consagradas como: “Ma Dove Sei“, cantada na voz do prestigiado tenor italiano Andrea Bocelli, com playback na parte cantada por ele na apresentação, “Lacrymosa“, do renomado Mozart, “Born in the U.S.A.”, cover do guitarrista Bruce Springsteen, e “Fuel” do Metallica, mostraram toda versatilidade do violinista.

“Eu adoro influências sul-americanas”, afirmou Garrett, para executar um dos mais conhecidos choros da música brasileira: “Tico Tico no Fubá”, do saudoso músico e maestro Zequinha de Abreu; com direito a solo de bateria e violino representando um cavaquinho, mostrando técnica ímpar de David.

A bela e intrigante música “Fortuna Imperatrix Mundi”, e “Living on a Prayer”, cover de um dos principais grupos de Hard Rock, Bon Jovi, encerraram de forma brilhante a primeira parte do espetáculo.

Após uma pausa de 20 minutos, Garrett retornou ao palco para a segunda parte do concerto. Apresentou mais Rock’n’Roll, como verdadeiros sucessos da banda Queen, eternizados na voz do falecido cantor Freddie Mercury, como “We Will Rock You” e We Are The Champions”. O público teve uma surpresa agradável: o cantor Sam Alves, vencedor da segunda temporada do programa ‘The Voice Brasil’, mostrou todo seu talento cantando a faixa “Melancholia”.

“Symphony No. 5″, de Beethoven, veio com um harmonioso duelo de cordas, entre violino e guitarra. A canção “Your Song”, de Elton John, foi um dos pontos altos do show; Garrett dedicou a música aos fãs, e uma foi escolhida por ele, para acompanhar a execução desta faixa do palco. Sem dúvida um momento emocionante e inesquecível para a sortuda moça. Em seguida, mais Pop e mais Metal, para fechar o concerto do violinista; com “Viva La Vida”, da banda Coldplay, e a “Master Of Puppets”, mais uma do Metallica. A plateia ainda aguardava por mais uma música, e ela chegou: “Alaways on My Mind”, de Brenda Lee.

Um time de peso acompanha-o nas turnês mundo afora, há dez anos neste projeto Crossover, apresentado virtuosamente na capital paulista. Foram pouco mais de 2h de espetáculo, que encheu os olhos da plateia. Foi uma aula de música, carisma e técnica que todo apreciador merece ver. Bravo! Bravíssimo!

A turnê passou por cinco capitais brasileiras: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo (com direito a show extra no sábado, 25), e segue por Rio de Janeiro e Brasília.

Set List // David Garrett // Espaço das Américas – 24/07/2015

  1. He’s a Pirate / Smooth Criminal / Smells Like Teen Spirit / Walk This Way
  2. Baila me (Gipsy Kings cover)
  3. Born in the U.S.A. (Bruce Springsteen cover)
  4. Ma dove sei
  5. Tico Tico (Zequinha de Abreu cover)
  6. Babooshka (Kate Bush cover)
  7. Lacrimosa (Wolfgang Amadeus Mozart cover)
  8. Fuel (Metallica cover)
  9. I Have a Dream (ABBA cover)
  10. Fortuna Imperatrix Mundi
  11. Livin’ on a Prayer (Bon Jovi cover)
  12. We Will Rock You (Queen cover)
  13. Melancholia
  14. We Are the Champions (Queen cover)
  15. Dude Looks Like a Lady Medley (Aerosmith cover)
  16. Symphony No. 5 (Ludwig van Beethoven cover)
  17. Your Song (Elton John cover)
  18. Requiem (Giuseppe Verdi cover)
  19. La bamba (Ritchie Valens cover)
  20. Wrecking Ball (Miley Cyrus cover)
  21. Viva La Vida (Coldplay cover)
  22. Master of Puppets (Metallica cover)
  23. Always on My Mind (Brenda Lee cover)

Texto Por: Sara Ferrer
Agradecimento pelo credenciamento: MIDIORAMA

Victor Santos

Victor Santos

Editor-Chefe em Imprensa do Rock
Victor Santos é editor-chefe do Imprensa do Rock e Diretor Geral do Programa Unimetal. Desde 2011, vem trazendo conteúdo de qualidade para os amantes da música e do cinema.
Victor Santos
  • Maravilhoso o show de David Garrett .eu fui vê lo em Curitiba.lindo…..

  • É um privilégio assistir um show de David Garret e constatar que ele é um fenômeno da natureza!