Curtas-metragens apresentam personagens com capacidade intelectual reduzida

Os filmes estreiam no SescTV, no dia 17/8, quinta, à partir das 21h.

Personagens com baixo desenvolvimento mental são retratados no documentário Dueto (12’, 2016), com direção de Bruno Autran, e na ficção Herói (14’, 2015), de João Pedone e Pedro Figueiredo, que o SescTV estreia no dia 17/8, quinta, a partir das 21h (assista também em sesctv.org.br/avivo). Os filmes integram a série Diferente Como Todo Mundo, sobre deficientes físicos ou mentais, com curadoria de Zita Carvalhosa. Todas as produções que compõem a série participaram, em épocas distintas, do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, criado por Zita.

O documentário Dueto mostra a vida, em um retiro de idosos, de Ruth e seu irmão Jorge, que tem mentalidade de um garoto de oito anos. O curta destaca a memória familiar, por meio de fotografias, e o amor que há entre eles, revelado em pequenos gestos e emoções da vida cotidiana.

Já a ficção Herói conta a história da empregada doméstica Neusa e do jovem Vinícius, que tem habilidade mental reduzida. Cuidado por ela enquanto seus pais estão fora de casa, o jovem se revolta com um acontecimento. O curta foi produzido como atividade curricular na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Sobre Diferente Como Todo Mundo:
É uma série inédita na televisão, que retrata personagens com deficiências físicas e mentais, sendo protagonistas de suas próprias histórias. Os filmes apresentados participaram, em épocas distintas, do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – fundado por Zita Carvalhosa, em 1989, com correalização do Sesc desde 1996. O recorte é exibido com exclusividade pelo canal e conta com 20 produções brasileiras. A série surgiu a partir de programa de mesmo nome, que integrou a 27ª edição do festival, em 2016, em parceria com o Festival Internacional do Filme, em Cannes, na França.

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:

Série: Diferente Como Todo Mundo
Curadoria: Zita Carvalhosa

Curtas:

Dueto (12’, 2016)
Direção: Bruno Autran
Classificação indicativa: Livre
Herói (14’, 2015)
Direção: João Pedone e Pedro Figueiredo
Classificação indicativa: 14 anos

Estreia: 17/8, quinta a partir das 21h
Reapresentações: 19/8, sábado, às 20h; 20/8, domingo, às 6h30 e às 13h30; 21/8, segunda, às 22h; 22/8, terça, às 15h30; e 23/8, quarta, às 6h30.
Classificação indicativa: Livre

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em Sesc TV Ao Vivo
Siga o SescTV no Twitter 
E no Facebook.

Wallace Andrade

Wallace Andrade

Fotógrafo em Imprensa do Rock
Fotógrafo, formado em Comunicação Digital, amante da música.
Wallace Andrade