Cradle of Filth @ Carioca Club – São Paulo/SP (24/03/2018)

Uma das bandas mais respeitadas do metal extremo, CRADLE OF FILTH, está em turnê pelo mundo. Essa tour é a do seu mais recente álbum “Cryptoriana – The Seductiveness of Decay”, lançado em 2017. E com isso, a banda realizou uma turnê pela América Latina com apresentação única no Brasil. O lugar selecionado para esse magnífico show, foi no tradicional Carioca Club em São Paulo.

Liderado pelo vocalista, Dani Filth, único integrante da formação original, a banda é completada por Richard Shaw e Marek ‘Ashok’ Šmerda nas guitarras, Martin ‘Marthus’ Škaroupka na bateria, Daniel James Firth no baixo e Lindsay Schoolcraft no teclado e vocais de apoio. Esses incríveis músicos mostraram muita competência e dedicação, em suas grandes performances no palco. Executaram perfeitamente cada música, fazendo com que o público apreciassem e admirassem cada nota executada. E claro, um enorme destaque ao Dani Filth, que nos mostrou uma performance vocal, cheio dos diferentes tipos de guturais, os rasgados, os próprios naturais e até nos gritos infernais, ele fez tudo para cativar o público a cada instante da apresentação.

Metal extremo de qualidade, o CRADLE OF FILTH entende muito bem disso. Esse show mostrou o quanto eles são competentes por fazerem uma apresentação pesada, brutal e agressiva. Mesmo sendo a tour “Cryptoriana – The Seductiveness of Decay”, a banda não focou só nesse disco, como também, realizaram um repertório percorrendo pelos seus grandes trabalhos feitos ao longo da carreira.

O show foi iniciado com a intro mecânica “Ave Satani” e logo, cada integrante da banda sobe ao palco, tomam seus respectivos lugares e com muitas vibrações do público, começam executando a ótima “Gilded Cunt” do “Nymphetamine” de 2004. A clássica “Beneath the Howling Stars” veio na sequência, para deixar os fãs mais empolgados e apreciarem essa incrível composição. A excelente “Blackest Magick in Practice” deu prosseguimento ao show. Um riff muito bem realizado pelas guitarras, um bom trabalho na bateria em seu ritmo acelerado e ótimos vocais de apoio da Lindsay Schoolcraft. E é claro, o Dani Filth, já estava arrasando em sua performance carismática no palco. Excelentes vocais, seja os guturais, seja os mais rasgados, enfim, ele sabe agradar os fãs.

Foi a vez de executarem uma música do “Cryptoriana – The Seductiveness of Decay” e veio “Heartbreak and Seance”. A impecável “Bathory Aria” do clássico “Cruelty and the Beast” (1998) foi executada magistralmente pela banda. Em seguida, “Dusk and Her Embrace”, do segundo álbum de estúdio da banda, foi tocada. A fascinante “The Death of Love” do “Godspeed on the Devil’s Thunder” (2008), foi executada. Talvez, uma das melhores composições executadas na apresentação. Um refrão bem agradável e realizado de maneira perfeita pela Lindsay, é o ponto alto da música. Mais uma do “Cryptoriana – The Seductiveness of Decay” foi tocada e dessa vez foi a “You Will Know the Lion by His Claw”.

Continuando, a banda saiu do palco por um pequeno tempo, e nesse tempo, de forma mecânica, a instrumental “A Bruise Upon the Silent Moon”, foi tocada. Nesse momento, a banda volta ao palco e já emendam com “The Promise of Fever”, duas faixas do “Damnation and a Day” (2003). Dois grandes hits da banda vieram na sequência: “Nymphetamine (Fix)” e “Her Ghost in the Fog”. Chegando no final do espetáculo, executaram mais dois clássicos: “Born in a Burial Gown”, do EP “Bitter Suites to Succubi” (2001) e “From the Cradle to Enslave”, do EP de nome homônimo, de 1999. Assim, a banda finaliza essa maravilhosa apresentação no Carioca Club. Com muitas ovacionadas do público, o CRADLE OF FILTH, extremamente felizes, se despedem dos fãs ao som da instrumental “Blooding the Hounds of Hell” sendo tocada ao fundo.

CRADLE OF FILTH fez uma sensacional apresentação em São Paulo. Com aproximadamente uma hora e trinta minutos de show, a banda agradou a todos que estavam presentes no Carioca Club, realizando um repertório fantástico e completamente admirável. Provaram o quanto são excepcionais e o quanto são importantes ao metal mundial.

Setlist:

1. Gilded Cunt
2. Beneath the Howling Stars
3. Blackest Magick in Practice
4. Heartbreak and Seance
5. Bathory Aria
6. Dusk and Her Embrace
7. The Death of Love
8. You Will Know the Lion by His Claw
9. The Promise of Fever
10. Nymphetamine (Fix)
11. Her Ghost in the Fog
12. Born in a Burial Gown
13. From the Cradle to Enslave

Line-up:

Dani Filth – Vocal
Richard Shaw – Guitarra
Marek ‘Ashok’ Šmerda – Guitarra
Martin ‘Marthus’ Škaroupka – Bateria
Daniel James Firth – Baixo
Lindsay Schoolcraft – Teclado e Vocal de Apoio

 

Fotos: Leca Suzuki

Giancarlo Rossi

Editor-Chefe em Imprensa do Rock
Cursando Rádio e TV. Escuta todas as vertentes do Rock e do Metal. E Adora Cinema.
Giancarlo Rossi
Avatar

Giancarlo Rossi

Cursando Rádio e TV. Escuta todas as vertentes do Rock e do Metal. E Adora Cinema.