CD Resenha: Eurocaos – Uganga (2013)
O álbum ao vivo “EUROCAOS” foi lançado neste ano de 2013 pela banda UGANGA. Seus integrantes, Manu “Joker” (vocal), Christian Franco (guitarra), Thiago Soraggi (guitarra), Raphael “Ras” Franco (baixo) e Marco Henriques (bateria) realizaram uma turnê na Europa e a atitude e coragem mais plausível até agora foi que a banda cantou suas letras inteiramente em português. O que pra mim foi novidade, vejo diversas bandas indo para o estrangeiro todas cantando e até improvisando o inglês.
O público europeu pareceu bastante receptivo. Não houve sinal de vaias ou algo do gênero. Ao término e começo de novas músicas eram ditas primeiramente os títulos em português e logo após em inglês para deixar claro o que eles estavam fazendo ali.
O disco traz músicas como “Asas Negras”, “Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal (2 Lobos)”, “Zona Áriba”, “Troops of Doom”, e “Não Desista”.
“EUROCAOS AO VIVO“, traz toda uma energia de banda pioneira no mundo estrangeiro. A garra e a vontade de tocar faz com que as músicas se tornem algo enérgico e que contagia todos que estão presentes. Vocal, guitarras, baixo e bateria, todos tem seus pontos em comum, e a banda não aparenta ter aquele lado “cópia das outras”. É algo totalmente original, saído de fabrica para nós fãs .
Tenha interesse em escutar a banda. Abaixo segue um player com algumas de suas músicas.
Confira algumas curiosidades respondidas pelos integrantes Marco Henriques (Baterista) e Manu “Joker” (Vocal). Ambos comentaram sobre a ideia do diário de bordo, diversos arquivos que infelizmente se perderam com uma pane no notebook e algo extra que eles mesmos quiseram contar.
Vocês criaram um diário para o CD. De quem foi a ideia?
Marco Henriques: Por se tratar da nossa primeira tour na Europa, queríamos registrar isso de todas as formas possíveis. Filmamos, tiramos fotos e o Manu fez um diário de bordo em que ia escrevendo o dia a dia desse rolê.
Infelizmente perdemos grande parte das fotos e vídeos da tour, devido a uma pane no notebook em que estavam os arquivos. Mas mesmo assim queríamos fazer esse documentário. E como não tínhamos tudo em imagens e/ou vídeos, uma saída foi criar esse diário, aproveitando as anotações do Manu. E isso agregou muito valor pro trabalho, já que sempre foi uma característica do Uganga, buscar se diferenciar nos lançamentos físicos, sempre trazendo vídeos, faixa multimídia e coisas do tipo.
Como se sentiram ao cantar em português em um país onde todos falam o inglês? Todas as bandas brasileiras ao ir pro estrangeiro apelam normalmente pro idioma nativo.
Manu “Joker”: A reação foi a melhor possível. Eu sempre tenho o cuidado de explicar antes de cada som do que se trata a referida letra quando tocamos em outro país. A platéia em alguns lugares foi até mais calorosa com a gente do que com as outras bandas com quem tocamos juntas, e que na sua maioria cantam em inglês. Se quiserem ouvir o Uganga será em português!
Alguma curiosidade extra?
Manu “Joker”: Uma coisa que vale a pena ser lembrada é a quantidade de estúdios/profissionais envolvidos nesse trabalho. Captamos os 2 shows com técnicos europeus (um alemão e o outro português). Gravamos o som do Stress no Rock Lab de Goiânia onde estamos fazendo o novo CD, e o cover do Pastel De Miolos gravamos aqui em Araguari no Vintage Estúdio (onde o Uganga ensaia) praticamente ao vivo. Todo esse material foi organizado pelo Vulcano do Hellish War, que cuidou da mix/master de todo o CD e fez um excelente trabalho em especial por deixar tudo cru e sem maquiagens como achamos que deve ser. A capa foi feita pelo meu irmão Marco assim como o encarte. Eu escrevi esse diário de bordo e a parte da faixa multimídia foi feita pelo Eddie da Travesseiro Discos que também fez nossos 2 clipes.
Finalizando foram 3 selos responsáveis pelo lançamento, Sapólio Radio e Incêndio Shop aqui no Brasil e Metal Soldiers (Portugal) na Europa. Um time de “responsa” e que esperamos continuar trabalhando juntos no futuro!
Nota Final: 10
“EUROCAOS – AO VIVO”
- Rali Duga
- Asas Negras
- 3XC
- Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal (2 Lobos)
- Sua Lei, Minha Lei
- Zona Áriba
- Fronteiras da Tolerância
- Van
- Troops of Doom
- Nightmare (Short Version)
- Não Desista (bônus)
- Desespero (bônus)
- Antwerpen Dub (bônus)
LINE-UP
- Manu “Joker” (vocal)
- Christian Franco (guitarra)
- Thiago Soraggi (guitarra)
- Raphael “Ras” Franco (baixo)
- Marco Henriques (bateria)
Victor Santos
- Overdose Nuclear Show beneficente Live in Mangue será transmitido ao vivo em novembro - 30 de outubro de 2020
- As The Palaces Burn lança seu EP All The Evil - 29 de outubro de 2020
- A italiana Break Me Down lança o videoclipe Pound com nova formação - 28 de outubro de 2020