CD Resenha: Eurocaos – Uganga (2013)

1340837543_01

O álbum ao vivo “EUROCAOS” foi lançado neste ano de 2013 pela banda UGANGA. Seus integrantes, Manu “Joker” (vocal), Christian Franco (guitarra), Thiago Soraggi (guitarra), Raphael “Ras” Franco (baixo) e Marco Henriques (bateria) realizaram uma turnê na Europa e a atitude e coragem mais plausível até agora foi que a banda cantou suas letras inteiramente em português. O que pra mim foi novidade, vejo diversas bandas indo para o estrangeiro todas cantando e até improvisando o inglês.

O público europeu pareceu bastante receptivo. Não houve sinal de vaias ou algo do gênero. Ao término e começo de novas músicas eram ditas primeiramente os títulos em português e logo após em inglês para deixar claro o que eles estavam fazendo ali.

O disco traz músicas como “Asas Negras”, “Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal (2 Lobos)”, “Zona Áriba”, “Troops of Doom”, e “Não Desista”.

EUROCAOS AO VIVO“, traz toda uma energia de banda pioneira no mundo estrangeiro. A garra e a vontade de tocar faz com que as músicas se tornem algo enérgico e que contagia todos que estão presentes. Vocal, guitarras, baixo e bateria, todos tem seus pontos em comum, e a banda não aparenta ter aquele lado “cópia das outras”. É algo totalmente original, saído de fabrica para nós fãs .

Tenha interesse em escutar a banda. Abaixo segue um player com algumas de suas músicas.

Confira algumas curiosidades respondidas pelos integrantes Marco Henriques (Baterista) e Manu “Joker” (Vocal). Ambos comentaram sobre a ideia do diário de bordo, diversos arquivos que infelizmente se perderam com uma pane no notebook e algo extra que eles mesmos quiseram contar.

Vocês criaram um diário para o CD. De quem foi a ideia?

Marco Henriques: Por se tratar da nossa primeira tour na Europa, queríamos registrar isso de todas as formas possíveis. Filmamos, tiramos fotos e o Manu fez um diário de bordo em que ia escrevendo o dia a dia desse rolê.

Infelizmente perdemos grande parte das fotos e vídeos da tour, devido a uma pane no notebook em que estavam os arquivos. Mas mesmo assim queríamos fazer esse documentário. E como não tínhamos tudo em imagens e/ou vídeos, uma saída foi criar esse diário, aproveitando as anotações do Manu. E isso agregou muito valor pro trabalho, já que sempre foi uma característica do Uganga, buscar se diferenciar nos lançamentos físicos, sempre trazendo vídeos, faixa multimídia e coisas do tipo.

Como se sentiram ao cantar em português em um país onde todos falam o inglês? Todas as bandas brasileiras ao ir pro estrangeiro apelam normalmente pro idioma nativo.

Manu “Joker”: A reação foi a melhor possível. Eu sempre tenho o cuidado de explicar antes de cada som do que se trata a referida letra quando tocamos em outro país. A platéia em alguns lugares foi até mais calorosa com a gente do que com as outras bandas com quem tocamos juntas, e que na sua maioria cantam em inglês. Se quiserem ouvir o Uganga será em português!

Alguma curiosidade extra?

Manu “Joker”: Uma coisa que vale a pena ser lembrada é a quantidade de estúdios/profissionais envolvidos nesse trabalho. Captamos os 2 shows com técnicos europeus (um alemão e o outro português). Gravamos o som do Stress no Rock Lab de Goiânia onde estamos fazendo o novo CD, e o cover do Pastel De Miolos gravamos aqui em Araguari no Vintage Estúdio (onde o Uganga ensaia) praticamente ao vivo. Todo esse material foi organizado pelo Vulcano do Hellish War, que cuidou da mix/master de todo o CD e fez um excelente trabalho em especial por deixar tudo cru e sem maquiagens como achamos que deve ser. A capa foi feita pelo meu irmão Marco assim como o encarte. Eu escrevi esse diário de bordo e a parte da faixa multimídia foi feita pelo Eddie da Travesseiro Discos que também fez nossos 2 clipes.

Finalizando foram 3 selos responsáveis pelo lançamento, Sapólio Radio e Incêndio Shop aqui no Brasil e Metal Soldiers (Portugal) na Europa. Um time de “responsa” e que esperamos continuar trabalhando juntos no futuro!

Nota Final: 10

“EUROCAOS – AO VIVO”

  1. Rali Duga
  2. Asas Negras
  3. 3XC
  4. Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal (2 Lobos)
  5. Sua Lei, Minha Lei
  6. Zona Áriba
  7. Fronteiras da Tolerância
  8. Van
  9. Troops of Doom
  10. Nightmare (Short Version)
  11. Não Desista (bônus)
  12. Desespero (bônus)
  13. Antwerpen Dub (bônus)

LINE-UP

  • Manu “Joker” (vocal)
  • Christian Franco (guitarra)
  • Thiago Soraggi (guitarra)
  • Raphael “Ras” Franco (baixo)
  • Marco Henriques (bateria)

Victor Santos

Victor Santos

Victor Santos

Editor-Chefe em Imprensa do Rock
Victor Santos é editor-chefe do Imprensa do Rock e Diretor Geral do Programa Unimetal. Desde 2011, vem trazendo conteúdo de qualidade para os amantes da música e do cinema.
Victor Santos