Carnafolk: primeira edição do evento em SP; confira como foi

Lothlöryen

Aconteceu neste domingo dia 07 de fevereiro, o 1° Carnafolk, evento realizado por integrantes da banda Lothlorÿen.

O local escolhido para esta primeira edição foi o Café Aurora localizado no Bairro do Bixiga em São Paulo.

01-Carnafolk-7

O domingo prometia mesmo ser um dia de carnaval, estava muito calor e muitas pessoas se abanando, afinal, o ar condicionando da casa não deu conta de  aproximadamente 200 pessoas que participavam do evento, e também não havia água nas torneiras dos banheiros.

Para esta primeira edição ocorreu uma votação na página do evento para escolher as bandas que participariam e as mais votadas foram Eldhrimnir e Beoir, além da banda Lothlorÿen, anfitriã do evento.

02-Banda Eldhrimnir

A primeira banda a se apresentar foi a banda Eldhrimnir, formada por alguns amigos do Munícipio de Santa Isabel / Sp, que utilizam instrumentos como banjo, violão, flautas, teclados e percursão, eles tocaram algumas músicas próprias, a que mais chamou a atenção foi a Terra de Naul que fez muitos presentes dançarem e cantarem com os integrantes.

Tocaram também alguns covers bem conhecidos pelos frequentadores de eventos folk como: Drunken Lullabies da banda Flogging Molly, Fingaforn da banda Tuatha de danann e Blau wie das meer do Mr. Hurley & Die Pulveraffen.

Durante todo o evento estava rolando no andar de baixo sessões de RPG, também haviam dois expositores, uma moça estava vendendo vestimentas medievais e um outro expositor estava vendendo flautas feitas de bambus.

03-Mesa de RPG

Entre uma banda e outra rolavam alguns sorteios de brindes como hidromel e CDs das bandas Lothlorÿen e Beoir.

1.1-Ganhadores do sorteio dos cds

1.2-Ganhador do sorteio do Hidromel

Antes da banda Lothlorÿen subir ao palco pudemos apreciar a dançarina Samya Kenda apresentando sua dança performática, para esta apresentação ela escolheu uma música russa medieval e atraiu a atenção de todos os presentes.

Samya Kenda

Enfim, chega a hora dos anfitriões subirem ao palco e mostrarem o porquê a banda tem tantos seguidores, atualmente eles estão divulgando o seu mais novo CD Principles Of A Past Tomorrow, que é uma obra prima.

Lothlöryen

Tocaram algumas músicas do seu CD anterior, o tão elogiado Raving Souls Society, a galera agitou e cantou durante todo o show, destaque para as músicas “Face Your Insanity” e “Night is calling”, para finalizar tocaram a tão esperada e dançante Hobbits’ Song.

Em se tratando de um evento folk, encontrávamos várias pessoas com vestimentas medievais e adornos, haviam várias pessoas com os seus drinking horns cheios de hidromel, aliás, preciso dizer que o hidromel acabou muito antes de terminar o evento, segundo os presentes, era a melhor bebida da noite.

público dançando

Os organizadores realizaram um concurso de fantasias, e o primeiro lugar foi contemplado por uma guerreira viking, o segundo lugar ficou com um Hobbit, e tivemos um empate no terceiro lugar entre um mago e um guerreiro viking.

02. ganhadores concurso de fantasia

Para fechar a noite com chave de ouro, contamos com a participação da Beoir, eles se apresentam como um trio que toca músicas para beber e dançar, esse projeto é uma junção de músicos de outras bandas como: Taberna Folk e Delenda Arcana.

01. Projeto Beoir

As músicas que a Beoir toca são voltadas para bons beberrões e fanfarrões, as letras das músicas são bem extrovertidas, destaques para as músicas “Esposa Megera” e “Filosofia de Buteco”, além de sons próprios e readaptações de músicas tradicionais, eles também tocam músicas de grandes artistas como Flogging Molly, Tuatha de danann e The Dubliners.

A primeira edição do evento foi muito bem recebida por todos os presentes, o local era pequeno para a vontade de todos dançarem, mas isso não desanimou a galera. Sugiro apenas que para a segunda edição tenhamos um local maior e mais arejado, quantidade e variedade de hidromeis e se possível mais atrações nos intervalos das bandas, para esta galera da temática folk é necessário muita bebida e diversão, eles não conseguem ficar parados um minuto.

Texto por: Karen Wendy
Fotos por: Sergio Scarpelli
Edição por: Victor Santos

Victor Santos

Victor Santos

Editor-Chefe em Imprensa do Rock
Victor Santos é editor-chefe do Imprensa do Rock e Diretor Geral do Programa Unimetal. Desde 2011, vem trazendo conteúdo de qualidade para os amantes da música e do cinema.
Victor Santos