BMU – Retornando com força total após uma década de hiato

bmu-ir3

No último 13/11, em pleno domingo, tivemos o retorno do saudoso festival Brasil Metal Union, mais conhecido como “BMU”, no novíssimo Tropical Butantan, bem pertinho do metrô da linha amarela.

Após dez anos da última edição do festival, seu produtor Richard Navarro realizou o feito de fazer retornar um dos maiores festivais de metal nacional, que preza pela união das bandas. Nessa edição, foram vistas pelos headbangers de plantão, 10 bandas do mais puro metal nacional, por um precinho muito camarada e em um espaço pra lá de bom, mais de 10 horas de shows intensos, dos mais diversos tipos e subtipos de metal.

Em suas 6 edições (2000 – 2006), o “BMU” reuniu 45 bandas, de 10 diferentes estados brasileiros, desde representantes do Hard/Heavy, Metal Tradicional, Melódico, Prog, Power e White Metal, até bandas de Gothic/Doom, Black/Death e Thrash Metal. Tais como: Angra, Dr. Sin, Hangar, Tuata de Danaan, entre outras.

O Evento contou com uma bela organização, e teve direito a carinho especial: logo na entrada, os 100 primeiros que chegaram, ganharam o álbum feito com sons das bandas que iriam tocar, um belo souvenir para quem compareceu.

Os portões se abriram as 12:00, e a galera entrou cheia de expectativa para ver o belo set reunido para fazer shows nessa tarde chuvosa de domingo. No set desse belo retorno, em ordem de apresentação: Soulspell, Salário Mínimo, Cangaço, Semblant, Bruno Sutter, HeadHunter D.C., Monster, Nervosa, Hibria, Tuatha de Danaan.

Após a execução do Hino Nacional, Richard entra no palco para agradecer os presentes e abre os trabalhos com a primeira banda.

SOULSPELL – uma banda que surgiu com o intuito de ser uma grande reunião de músicos, para fazerem sons em união – uma escolha perfeita para abrir os trabalhos nesse retorno. Com seus dez integrantes, subiu ao palco pontualmente as 13:00, como fora anunciado. Heleno Vale (bateria), Jefferson Albert (Vocal), Daisa Munhoz (Vocal), Pedro Campos (Vocal), Victor Emeka (Vocal), Talita Quintano (Vocal), Daniel Guirado (Vocal e baixo), Leandro Erba (Guitarra), Sérgio Pusep (Guitarra) e Rodrigo Boechat (teclados). E fizeram um show que deixou o gostinho de quero mais no palco. Uma linda apresentação cheia de emoção e de muita gratidão, por parte dos músicos incríveis que estavam nesse palco, e pelos expectadores que seriam agraciados com 10 horas do mais puro metal nacional.

Set List: 
Caio Ablas (Actor)*
The Entrance
Labyrinth
Troy
Adrift
Dead Tree
Age Of Silence
A Secret Compartment

 

SALÁRIO MÍNIMO – a banda de heavy metal e hard rock (formada em 1981), paulistana. Considerada por muitos “Judas Priest” nacional, entrou no palco com seus integrantes: China Lee (Vocal), Daniel Beretta (Guitarra), Diego Lessa (Baixo), Júnior Muzilli (Guitarra) e Marcelo Campos (Bateria), fazendo um show emocionante. China mostrou seu carisma o tempo todo no palco, a galera curtiu muito ver esses oitentistas que fizeram a história do metal nacional.

Set List:
Delírio Estelar
Beijo Fatal
Anjo Da Escuridão
Dama Da Noite
Noite De Rock
Jogos De Guerra
Cabeça Metal

 

CANGAÇO – diretamente de Recife/PE, uma banda cheia de brasilidade em seu som,  fazendo seu único  Folk/Death Metal. Sobem ao palco Magno Barbosa Lima (Baixo/Vocal), Rafael Cadena (Guitarra/Vocal) e
Mek Natividade (Bateria), ara dar um show de naturalidade e de inovação.

Set List:
Nação
Arcabuzado
Al Rasif
Rondon
Arretado
Bombardeio
Corpus
Cavalos do Cão
Cantar Às Excelências

SEMBLANT – diretamente de Curitiba/PR, trazendo seu som poderozérrimo ao palco do BMU, com direito a performance da bailarina Ana Paula e tudo. Integrantes: Mizuho Lin (vocal), Sergio Mazul (vocal), Sol Perez (guitarra)Juliano Ribeiro (guitarra), Thor Sikora (bateria), J. Augusto (teclados)

Set List:
Dark Of The Day
Mists Over The Future
Ode To Rejection
The Shrine
What Lies Ahead
Bursting Open
Incinerate

BRUNO SUTTER: agora em banda solo, contando com os grandes músicos: Christian Oliveira (bateria), Attilio Negri (guitarra), Matheus (guitarra), e especialmente nesse show o grande baixista Luis Mariutti fez uma grande participação especial – quem toca baixo na banda de Bruno é o próprio. Fizeram uma apresentação impecável.

Set List:
My Boss Is A Corpse
Grattitude
Stalker
Socorro
Provoke Yourself
Haters Gonna Hate
Best Singer
Galopeira

 

HEADHUNTER D.C. – os Baianos muito headbanguers sobem ao palco para criar a sua atmosfera negra no BMU, com um som muito poderoso e cheio de singularidade. Daniel Brandão (bateria), Zulbert Buery (baixo), George Lessa (guitarra), Yury Duplat (guitarra) – substituiu Paulo Lisboa nesse show – que, por problemas pessoais não pode participar, e Sergio Baloff Borges (vocal), detonaram o palco com seu consagrado e puríssimo Death arrasador.

Set List:
Intro / DeathOf Heresy
Stillborn Messiah
…And The Sky Turns To Black…
Am I Crazy?
Death Vomit
God’s Spreading Cancer
Hail The Metal Of Death

 

MONSTER: banda que se reuniu novamente, após 10 anos de hiato, só pra tocar no BMU, muito aguardada por seus fãs, E.V.Sword (Bateria), Luiz Portinari (Guitarra) e Paul X (Vocal/ Baixo), dão inicio aos seu show performático, todos com uniformes de quarterbacks americanos, Paul ostentava um belo moicano, com um figurino impecável.

Set List:
Why Don’t You Wake Up
If You Can’t Trust Me
Fire (Burn)
At Last
The Show Is Not Over
Shut The Fuck Up
Monster

 

NERVOSA – eta mulherada bruta sô! haha. Muito poder no palco: Luana Dametto (bateria), Prika Amaral (guitarra e vocal de apoio) e Fernanda Lira (vocal e baixo), fizeram uma apresentação cheia de energia, regada a atitude e presença de palco.

Set List:
Hypocrisy
Arrogance
Death!
Surrounded By Serpents
Intolerance Means War
Masked Betrayer
Hostages
Theory Of Conspiracy
Into Moshpit

 

HIBRIA –  os Porto Alegrenses/RS: Iuri Sanson (Vocais), Abel Camargo (Guitarras), Renato Osorio (Guitarras), Ivan Beck (Baixo), Eduardo Baldo (Bateria), trouxeram o poder de seu power metal ao headbanger de plantão. Como era de se esperar, fizeram uma daquelas apresentações que não queremos que acabe nunca, mas acaba. Um belo show também muito energético e performático.

Set List:
Silent Revenge
Lonely Fight
Steel Lord On Wheels
Blinded By Faith
Leading Lady
Pain
Shoot Me Down
Tiger Punch

 

TUATHA DE DANANN –  Eis que, para finalizar, os Mineiros adentram ao palco: Rodrigo Abreu ( bateria), Alex Navar (gaita de fole), Edgard Brito (teclados), Giovani Gomes (baixo e vocal), Rodrigo Berne (guitarra) e Bruno Maia (vocais, flautas, guitarra, violão, bandolim e banjo). E, com a serenidade do folk, mudam a atmosfera e transporta os ouvintes ao seu som tão Tuatha que não dá pra classificar em nada. Um belíssimo e impecável show. A chave de ouro deu lugar ao diamante , assim finalizando esse lindíssimo evento, as 23:30.

Set List:
We’re Back
Rhymes Against…
Land Of Youth
Tanpingaratan
The Brave
Dance Of The Little Ones
US

E, para finalizar, devo dizer que todos trabalharam muito para mostrar ao povo a força do Metal Nacional, e a força da União. Deixo aqui meus agradecimentos sinceros a Richard Navarro pelo lindo Espetáculo e pela atitude de fazer algo concreto por nossa cena, a todas as bandas que estiveram presentes (não só no palco, mas lá na galera – sim tinham muitos integrantes de muitas outras bandas, principalmente paulistanas no meio do povo vibrando com o BMU), e a todos os envolvidos.

E que se torne anual, pra todo sempre!

Texto: Paula Alecio, Fotos: Aline Silva.