Blackoustic @ Manifesto Rock Bar – São Paulo/SP (19/04/2018)

O dia do índio rolando, e o Manifesto Rock Bar se prepara para receber lendas do metal melódio, em uma abordagem intimista.

Se você leitor (a) é tão fã da beldade vocal de Timo Kotipelto (vocalista do Stratovarius) e do talentoso Jani Liimatainen (ex-guitarrista do Sonata Arctica), com certeza ia se sentir como eu: parecia que os dois se sentaram com os amigos para se divertir e mandar uns sons ae! haha

Entraram pontualmente, o Manifesto estava bem cheio, a altura do som esta super agradável. Os dois entraram bem comportadinhos, Timo chegou com sua pastinha preta, colocou no estandarte e se sentou. Jani estava com o violão elétrico em mãos e sentou-se ao lado do parceiro de tantos anos. E, logo iniciaram a apresentação da noite com “Sleep Well”. 

O palco estava montado de maneira simplista, duas cores, o preto e o branco. Mas o carinho não foi deixado de lado:

A delícia desse show mais intimista, com um público menor e uma atmosfera mais de “Best Friends”, foi poder deixar os sentidos degustarem cada nota. Adorei demais a ideia de ver, ouvir sentir e apreciar essa ideia belíssima dos dois amigos. Sabe aquela sensação de que dois amigos talentosos pegaram um banquinho e um violão pra tocar ali, para poucos amigos , as suas musicas preferidas da banda deles? Acho que foi assim que me senti o tempo todo, nessa noite linda em São Paulo.

Os dois agradecem muito, sempre que tem um segundo entre um som e outro, aos fãs. Por estarem ali prestigiando esse momento com eles. E, o publico corresponde, gritam o nome dos dois, das bandas, o que os fazem sentir felizes. Jani pega o mic e diz que eles são tímidos e que não precisava de tanto carinho assim, que eles ficam até envergonhados com tanta aclamação.

Já na segunda música, manda “Black Diamond”, um dos hinos do STRATOVARIUS. O povo canta o som todo com Timo.  Seguem com um set no mínimo irreverente, rolaram vários covers, em harmonizações inusitadas, como por exemplo as “I Don’t Believe in Love” (Queensrÿche) – Timo brinca dizendo que essa será difícil de executas, mas o faz lindamente.  E “Perfect Strangers” (Deep Purple), bem como várias do Iron Maiden.

Timo e Jani conduzem uma primeira parte do set interagindo com o publico, com sons de todo tipo. Então, já quase no final, Timo anuncia uma participação especial, e chama o companheiro das guitarras do STRATOVARIUS, Sr. Matias Kupiainen,  para fazerem “A Million Light Years Away”, marcando o início da parte mais animada do show. Seguem junto com Matias as animadíssimas “Unbreakable” e “Paradise”. Bela Tríade não acham?

Saem todos por alguns minutos. No retorno, Timo e Jani no palco novamente, agora sem o parceiro, executam a “Karjalan kunnailla”, uma canção clássica finlandesa, na língua nativa dos dois, foi composta por Valter Juva, em 1902! Um belo momento no palco, e na platéia, surge uma bandeira da Finlândia. E, seguem com as finalizadoras da noite.

Timo anuncia que será uma das antigas e, nas primeiras notas já reconhecemos a classiqueira “Hunting High and Low”, a mágica acontece e todos se animam muito nesse som. E, a dupla dinâmica escolhe “The Final Countdown” (Europe), para acabar com a pitoresca noite. Para a surpresa da turma, ainda fazem um trechinho de “Killed By Death” do Motorhead.

Com certeza uma linda apresentação, que proporcionou momentos mágicos e cheios de beleza aos metaleiros que adoram uma melodia. Parabéns á todos os envolvidos. Que venham mais desses para nosso deleite!

Agradecimentos a EV7 pela parceria.

Fotos: LECA SUZUKI

SETLIST – BLACKOUSTIC – 19/04/2018 – SÃO PAULO

1. Sleep Well (Kotipelto)
2. Black Diamond (Stratovarius)
3. Out in the Fields (Gary Moore)
4. Shine in the Dark (Stratovarius)
5. I Don’t Believe in Love (Queensrÿche)
6. Season of Change(Stratovarius)
7. I Will Build You a Rome (Cain’s Offering)
8. Perfect Strangers (Deep Purple)
9. 2 Minutes to Midnight (Iron Maiden)
10. My Selene (Sonata Arctica)
11. Forever (Stratovarius)
12. Holy Diver (Dio)
13. The Trooper (Iron Maiden)
14. A Million Light Years Away (Stratovarius) (com participação de Matias Kupiainen)
15. Unbreakable (Stratovarius) (com participação de Matias Kupiainen)
16. Paradise (Stratovarius) (com participação de Matias Kupiainen)
17. Karjalan kunnailla
18. Hunting High and Low (Stratovarius)
19.The Final Countdown (Europe) (com ‘Killed By Death’ do Motorhead como encerramento)

Paula Alecio

Diretora, redatora e Apresentadora do Unimetal em Imprensa do Rock
Paula Alecio