Black Sabbath lança edição especial de 50 anos do álbum “Paranoid”
O material exclusivo inclui 5 LPs e gravações raras
Considerado como grupo inovador do heavy metal, a lendária banda inglesa Black Sabbath celebra em 2020 o 50º aniversário de seu álbum clássico, “Paranoid” (1970), com uma edição especial lançada neste mês, incluindo a estreia em vinil de dois shows de 1970.
PARANOID: SUPER DELUXE EDITION inclui o álbum original, além de um raro Quad Mix de 1974, dois shows de 1970, de Montreux e Bruxelas, que foram gravados em vinil pela primeira vez. O conjunto de cinco LPs vem com um livro de capa dura, com extensas notas de apresentação, entrevistas com os quatro membros da banda, fotos raras e recordações, um pôster, além de uma réplica do livro vendido durante a turnê Paranoid.
Após o sucesso da estreia auto-intitulada da banda no início de 1970, Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward retornaram naquele outono com “Paranoid”. O disco se tornou o primeiro da banda a liderar as paradas do Reino Unido e vendeu mais de 4 milhões de cópias somente nos EUA. Hoje, músicas como “War Pigs”, “Planet Caravan”, “Iron Man” e, claro, “Paranoid”, continuam a inspirar uma nova geração de músicos em todo o mundo.
Os dois primeiros LPs do PARANOID: SUPER DELUXE EDITION apresentam o álbum original mais uma Quad Mix do disco. Originalmente lançado em vinil em 1974 mas esgotado há muito tempo, o Quad Mix agora foi disponibilizado como mix estéreo em vinil para este lançamento.
Os três últimos LPs da coleção marcam a estreia oficial em vinil de duas apresentações ao vivo de 1970. O primeiro foi gravado em 31 de agosto, em Montreux, na Suíça, pouco antes do lançamento de “Paranoid”. Ele captura a banda percorrendo novas músicas como “Hand Of Doom” e “Iron Man” enquanto mixava “N.I.B.” e “Behind The Wall Of Sleep”, do álbum de estreia. O segundo show foi gravado alguns meses depois, em Bruxelas, na Bélgica, durante a apresentação da banda na televisão local. As versões não oficiais desse show clássico já haviam circulado no passado, mas nunca soaram tão bem como desta vez.
A seguir, confira a foto de divulgação e todo o material que compõe o PARANOID: SUPER DELUXE EDITION:
BLACK SABBATH
Paranoid Super Deluxe 5-LP Boxed SetTrack Listings:
LP 1: Original Album
Side A
“War Pigs / Luke’s Wall”
“Paranoid”
“Planet Caravan”
“Iron Man”Side B
“Electric Funeral”
“Hand Of Doom”
“Rat Salad”
“Jack The Stripper / Fairies Wear Boots”LP 2: Quadradisc Mix in Stereo (WS4 1887) 1974
Side C
“War Pigs / Luke’s Wall”
“Paranoid”
“Planet Caravan”
“Iron Man”Side D
“Electric Funeral”
“Hand Of Doom”
“Rat Salad”
“Jack The Stripper / Fairies Wear Boots”LP 3: Live in Montreux 1970 (Part One)
Side E
“Intro”
“Paranoid”
“N.I.B.”
“Behind The Wall Of Sleep”Side F
“Iron Man”
“War Pigs”LP 4: Live in Montreux 1970 (Part Two)/Live in Brussels 1970 (Part One)
Side G
“Fairies Wear Boots”
“Hand Of Doom”Side H
“Paranoid”
“Hand Of Doom”
“Rat Salad”
“Iron Man”LP 5: Live in Brussels 1970 (Part Two)
Side J
“Black Sabbath”
“N.I.B.”Side K
“Behind The Wall Of Sleep”
“War Pigs”
“Fairies Wear Boots”
Fonte: ForMusic
- Metal Cover Day: Chine tocando Prodigy - 25 de fevereiro de 2021
- Metal Cover Day: Halestorm tocando Lady Gaga - 18 de fevereiro de 2021
- Metal Cover Day: August Burns Red tocando System of A Down - 11 de fevereiro de 2021