Angra @ Tom Brasil – São Paulo/SP (21/07/2018)

Angra – a banda nacional que super deu certo no Metal, mitou mais uma vez nessa madrugada de sábado, com a gravação de um DVD histórico, sob as cortinas do Tom Brasil, em Sampa.

O álbum OMNI foi lançado lindamente esse ano, com um belo trabalho de marketing e elaboradas aparições midiáticas.

Assim que os fãs souberam da participação inusitada da cantora Sandy, a banda teve uma semana de grande notoriedade na internet. Até mesmo pessoas que não são do meio metaleiro, se surpreenderam com a notícia, afinal de contas, são dois universos diferentes com públicos divergentes.

Mas o Angra já é bem conhecido por inovar em seus álbuns, e segundo eles, graças a flexibilidade de seus próprios fãs, podem brincar com a plasticidade que sua musicalidade exibe.

E foi o que vimos nessa noite memorável, um show de musicalidade e criatividade. Parcerias muito bem pensadas e grande entusiasmo no palco, e em seu entorno, com fãs ávidos pelas composições do novo álbum, e entusiastas eclesiásticos pelos grandes clássicos apresentados. O Tom Brasil estava lotado de super fãs da Sandy, rs.

A gravação do DVD permitiu aos fãs presenciar momentos que não aconteceram durante a Tour do álbum, como a participação da Sandy e da Família Lima. Apesar de terem problemas técnicos durante a noite, a banda mostrou ter um belo jogo de cintura e manteve o ritmo do começo ao fim, trazendo alegria e felicidade aos seus assíduos fãs.

Um atraso de quase meia hora, mas eles logo entraram com “Newborn Me” som gravado no álbum antecessor – Secret Garden (2014), e já continuaram com “Angels and Demons”, finalizando as três primeiras com “Running Alone”.

Só então Bittencourt pega o mic pra falar com a galera. Nesse momento, ele explica que será uma noite histórica para o Angra, e que terão alguns intervalos devido a gravação do DVD, que o show será um pouco atípico, e que conta com a colaboração de todos… Então anunciou que o “Omni” seria executado na íntegra, a partir daquele momento.

A “Light of Transcendence” abriu a execução do mais novo filho da banda, seguindo com “Travelers of Time”, que contou com belas imagens no telão para compor o palco.

Então, aos que começaram a gritar “Sandy, Sandy Sandy”, antes mesmo de começar o show, Rafael anuncia a entrada dela, dizendo que o público brasileiro à viu crescer, acompanhou a trajetória profissional, e que tinha se tornado um cantora incrível… Sandy entra para cantar a “Black Widow’s Web”, e para surpresa de todos Lione faz belissimamente a voz com drive da Alissa, formaram um dueto lindo no palco e cheio de profissionalismo. (Como sou mulher… tive que reparar neh, tinham que ver o tamanho do salto que a Sandy estava usando.. gigantesco. Deve ser por isso que ela nem se mexeu muito no palco, rs)

Os problemas foram inúmeros, mas em um deles Felipe fez um belo solo de baixo para o publico delirante, e no outro Rafael deu o ar da graça executando “Caça e Caçador”.

As participações especiais não pararam na queridinha da noite, a Família Lima adentrou ao palco para executar “Magic Mirror” e “Always More”, trazendo a este uma atmosfera rica em detalhes musicais.

Sandy retornou ao para cantar “Heroes Of Sand”, mitando no meme… o som foi executado duas vezes. Pareceu que da segunda vez, ela se soltou mais no palco, parecia estar acostumando com o salto e com um publico para o qual ela nunca se apresentou.

Para o bis ficaram “Rebirth” e “Nova Era”. A Família Lima retornou ao palco, e fizeram um final excepcional! Foi épico, com certeza uma noite que entrará para a história do metal nacional.

Parabéns á todos os envolvidos, e que venham mais. Continuem ousando queridos artistas, a gente sempre vai achar sensacional.

Line Up:

Rafael Bittencourt – guitarra e vocal

Felipe Andreoli – baixo

Fabio Lione – vocal

Marcelo Barbosa – guitarra

Bruno Valverde – bateria

Set List:

Newborn Me
Angels And Demons
Running Alone
Light Of Transcendence
Travelers Of Time
Black Widow’s Web (com Sandy)
Insania
Bass Solo (Felipe Andreolli)
Caça e Caçador (Rafael Bittencourt solo nos vocais)
The Bottom Of My Soul (Rafael Bittencourt nos vocais)
War Horns
Caveman
Drum Solo (Bruno Valverde)
Magic Mirror (com Família Lima)
Always More (com Família Lima)
ØMNI – Silence Inside
Spread Your Fire
Ego Painted Grey
Heroes Of Sand (com Sandy)
Heroes Of Sand (com Sandy, pela segunda vez)
Upper Levels
Carolina IV

Rebirth
Nova Era (com Família Lima)

 

Agradecimentos especiais á grande fotógrafa Marta Ayora pelas imagens, e ao site Vírgula pela parceria.

 

Paula Alecio

Paula Alecio

Diretora, redatora e Apresentadora do Unimetal em Imprensa do Rock
Paula Alecio