Anathema @ Carioca Club – São Paulo/SP (12/08/2017)

As vésperas da comemoração dos dias dos papais, a turma comparece no Carioca para ver o show dos britânicos irmãos Cavanagh and Friend´s, conclamados pelo estilo cheio de extravagantes experimentações no doom metal.

Pontualmente as 19, a turma se anima, as luzes do palco se acendem, música de abertura de show no ar, e lá vem o ANATHEMA. Vincent entra no estilo, mostrando, já nos primeiros passos, sua empolgação por estar aqui, distribuindo água para a galera,  pedindo as palmas ao ritmo do som, e dando saltos no palco.

Para introdução, escolhem as sequências 1 e 2 de “Untouchable”. Uma bela escolha, que levantou a galera, que cantou a letra junto com a banda, na maior “empolgação” – assim, no nível do doom metal – haha. Vincent e Lee formam uma dupla muito harmônica, as duas vozes juntas realçam deliciosamente o som.

No telão constelações e imagens do espaço, compõem o clima show, trazendo a proposta do novo álbum “The Optimist” de 2017. Todos no palco estão simplesmente mostrando como são incrivelmente profissionais, grandes músicos com uma alma artística impressionante.

A bateria e a percussão juntas dão fluído ao show juntas, trazendo uma intensidade ainda mais evidente que no álbum. Há certa altura do show, comentam que vieram direto do show da Argentina, sem descansar, para tocar em São Paulo, e mesmo com motivos para estarem cansados e desanimados, fizeram da noite de sábado, um belo espetáculo para seus ávidos fãs.

Seguem com participação maciça de seus calorosos fãs, que participaram intensamente, principalmente nos grandes hits da banda, com aplausos, gritos de pedidos de músicas, e muita agitação.

Vincent se preocupa em agradecer á todos em português, cumprimenta com o “Boa Noite São Paulo”, e anuncia que  farão alguns sons do novo álbum na sequência.

Durante a apresentação, Vincent oferece morangos para a plateia, e brinca  jogando para o ar. O que mostra que o palco deve ser a segunda casa mesmo dessa turma, estavam muito á vontade e felizes ali.

O show teve momentos mais agitados e outros mais calmos. Houve algum problema técnico, e mais uma vez mostrando grande profissionalismo,  eles incrementaram o show, já quase no final com “One Last Goodbye”.

Formada em 1990 na cidade de Liverpool (Inglaterra), pelo irmãos Daniel, Vincent e Jamie Cavanagh, a banda ANATHEMA foi uma das mais influentes no cenário europeu de doom metal na década de 90. Com o passar dos anos, a banda veio evoluindo musicalmente, onde começou a diversas influências musicais e experimentações, contribuindo ainda mais para que o grupo se afastasse do doom metal do início da carreira e criasse um estilo único.

Line Up:

Jamie Cavanagh – Baixo

Vincent Cavanagh – Vocal, Guitarra, Violão e Teclado

Daniel Cavanagh – Guitarra, Teclado e Vocal.

Lee Douglas – Vocal

John J. Douglas – Bateria e Teclados

Daniel Cardoso – Teclados

 

Set List oficial:

  1. Untouchable 1
  2. Untouchable 2
  3. Endless Ways
  4. The Optimist
  5. Deep
  6. Pitiless
  7. Forgotten Hopes
  8. Destiny is Dead
  9. Dreaming Light
  10. Cant´t Let Go
  11. Universal
  12. Closer
  13. Springfield
  14. Natural Disaster
  15. Distant Satellites
  16. Lost Control
  17. Destiny
  18. Fragile Dreams

Extra: One Last  Goodbye