Anathema: voltando ao Brasil com show único em SP e casa super cheia

A banda inglesa Anathema, uma das pricipais do Doom/Rock Metal da atualidade retornou ao Brasil para única apresentação em São Paulo, no último domingo (08/02), na Clash Club, celebrando 25 anos de carreira e promovendo a tour do álbum “Distant Satellites” lançado em junho/2014.

Devido à atraso na abertura da casa, que estava abarrotada de fãs e alguns ainda entravam no local, o show se iniciou às 21h. A “intro” atomosférica marcava o começo da apresentação, até que o “clima” foi quebrado abruptamente, por problemas na mesa de som, que com rapidez foi reparado. O público não perdeu a empolgação e sabiam que a cada momento toda a ansiedade seria suprida.

As primeiras notas de “Anathema” soaram com Danny Cavanagh (guitarra/teclado/vocal) à posto do teclado, com os demais integrantes: Daniel Cardoso (bateria), Jamie Cavanagh (baixo),  até a entrada de Vincent Cavanagh (vocal/guitarra/teclado) ovacionados fervorosamente. Seguida das “The Last Song – Part I” com a entrada de Lee Douglas (vocal) e “The Last Song Part II” , na sequência a empolgante “Untouchable part I” e a densidade e sutileza de “Untouchable Part II”.

“Thin Air” trouxe aquele peso característico do som do Anathema, em seguida, Vincent conversa com o público e numa questão bastante inusitada, pergunta se eles gostam da casa escolhida para o show, e recebe um “Não” como resposta, afirma que a escolha não foi culpa deles, mas que eles fariam o melhor que pudessem e o público seria recompensado… E foram mesmo! “Ariel” trouxe destaque para a belíssima voz de Lee Douglas e foi acompanhada em uníssono. O set seguiu com”The Last Song Part III” e com o toque de psicodelia da faixa”Distant Satellites”. O set encerrou com “Deep”, “One Last Goodbye” e “Fragile Dreams”.

Fato é que os músicos são extremamente bons no que fazem, transmitem todo “feeling” no palco e tem uma legião de fãs pelo mundo, em especial na América Latina e no Brasil. Não importa o lugar, se é possível fazer um bom som, os fãs estarão presentes em peso e mostrarão seu amor pelo grupo, mesmo que ocorram alguns imprevistos, como os já citados, nada ofuscou o brilho da apresentação; que apesar dos pesares, muitos saíram satisfeitos e aguardam por um retorno breve.

Foto por: © Gil Oliveira - Todos os Direitos Reservados - Anathema 2015

Foto por: © Gil Oliveira – Todos os Direitos Reservados – Anathema 2015

Set List – Anathema – 07/02 – São Paulo – 2015

  1. Anathema
  2. The Lost Song part I
  3. The Lost Song part II
  4. Untouchable part I
  5. Untouchable part II
  6. Thin Air
  7. Ariel
  8. The Lost Song part III
  9. The Beginning And The End
  10. Universal
  11. Closer
  12. Distant Satellites
  13. A Natural Disaster
  14. Deep
  15. One Last Goodbye
  16. Fragile Dreams

Texto: Sara Ferrer // Fotos: Gil Oliveira
Agradecimentos: Agência Sob Controle e The Ultimate Music.